Sintepe debate o piso salarial nacional dos professores
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) promove nesta segunda-feira um debate sobre o Piso Salarial Nacional dos Professores. A atividade acontece a partir das 14h no auditório do Sintepe, na Rua General José Semeão, nº 39, Santo Amaro, Recife.
O objetivo é alertar os educadores sobre o novo dilema enfrentado pela categoria, em relação à aplicação da Lei do Piso em 2013. De acordo com o sindicato, a demora pela aprovação do reajuste dos professores é semelhante à ocorrida em 2011, quando governadores e prefeitos tentaram impedir o aumento de 22,22% no valor do nosso piso salarial. Ainda segundo a categoria, desta a tentativa de impedir o reajuste (projetado para 21%) chega mais forte e sob a alegação de que os efeitos da crise econômica internacional têm impactado negativamente sob as finanças de estados e municípios.
Uma nova batalha pelo reajuste do piso salarial dos professores deve ser implantado a partir do mês de janeiro de 2013, com a volta à discussão no Congresso Nacional a possibilidade de mudança na Lei Federal Nº 11.738/2008, alterando o mecanismo de correção salarial, que deixaria de ser o custo aluno ano e passaria a ser o INPC do IBGE. Na prática, o reajuste cairia de 21 % para 5 % ou 6 %. O Governo de Pernambuco já anunciou que permanece na expectativa do que poderá acontecer em Brasília, em relação ao reajuste do piso, e somente depois da aprovação irá se posicionar.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário