Síria expulsa diplomatas de países ocidentais

O embaixador americano na Síria, Robert Ford (Arquivo/AFP)O governo da Síria declarou que vários embaixadores de países ocidentais não são mais bem-vindos no país, uma semana depois de diplomatas sírios terem sido expulsos de vários países.

Os enviados dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Turquia estão entre os diplomatas na lista divulgada pelo governo de Bashar al-Assad.

Na semana passada, pelo menos 13 países expulsaram diplomatas sírios em uma medida de protesto contra o massacre de mais de cem pessoas, incluindo 49 crianças, na cidade de Houla, na província de Homs.

A Turquia, por exemplo, expulsou todos os funcionários da embaixada síria.

Nesta terça-feira, no que foi descrito como uma medida de reciprocidade, o governo sírio anunciou que 17 diplomatas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suíça, França, Itália, Espanha, Bélgica, Bulgária, Alemanha e Canadá agora são considerados “personae non gratae” no país.

Todos os funcionários diplomáticos da Turquia também foram incluídos.

“A República Árabe da Síria ainda acredita na importância do diálogo baseado em princípios de igualdade e respeito mútuo”, informou um comunicado do Ministério do Exterior da Síria.

“Esperamos que os países que iniciaram estas medidas adotem estes princípios, que vão permitir que as relações voltem ao normal novamente.”

Protesto e segurança

O correspondente da BBC em Beirute Jim Muir afirma que será necessário muito tempo antes que os países ocidentais retomem os laços diplomáticos com a Síria.

Muitos destes países já tinham retirado seus embaixadores do país por motivos de segurança ou políticos, segundo Muir.

O embaixador dos Estados Unidos, Robert Ford, foi convocado de volta a Washington ainda em outubro, devido ao temor por sua segurança. E todos os funcionários da embaixada britânica já tinham sido retirados da Síria em março, também por motivos de segurança.

A França fechou sua embaixada em março, em protesto contra o que chamou repressão “escandalosa” dos protestos contra o governo.

A medida do governo da Síria foi anunciada no momento em que ativistas anunciam que pelo menos mais sete pessoas foram mortas em todo o país.

Quatro civis foram mortos durante a noite em uma “grande operação militar” em Kafrouaid, um vilarejo no norte da província de Idlib, segundo a organização Observatório Sírio para os Direitos Humanos, baseada na Grã-Bretanha.

Soldados e milícias partidárias do governo, com o apoio de tanques, teriam entrado na cidade de Kfar Sita, na província de Hama. Dois rebeldes foram mortos na cidade portuária de Latakia.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.