Síria ‘fracassou em manter cessar-fogo’, diz Ban Ki-moon

SíriaO secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse, em carta ao Conselho de Segurança da organização, que aSíria não cumpriu suas obrigações determinadas por um plano de paz que previa a retirada de tropas e armamentos pesados de áreas urbanas.

Ele afirma que apesar de uma forte queda nos níveis de violência no dia 12 de abril, quando o cessar-fogo foi declarado, incidentes violentos voltaram a acontecer nos últimos dias e o número de vítimas subiu, levando à conclusão de que “o término da violência armada em todas as suas formas está, portanto, claramente incompleto”.

Uma equipe de seis observadores chegou esta semana à Síria, como parte do plano de paz negociado pelo enviado da ONU Kofi Annan, mas Ban Ki-moon pediu ao Conselho de Segurança que o número de observadores no país seja ampliado para 300.

Ban também afirmou que os observadores foram impedidos de ir até a cidade de Homs, local que mais sofreu com a violência dos últimos meses entre militantes e forças do governo.

O governo sírio justificou a decisão dizendo que havia “preocupações com a segurança” da missão, mas que os observadores puderam se movimentar livremente durante a visita a Deraa.

‘Oportunidade para progresso’
Apesar da gravidade da situação no país, Ban Ki-moon disse que “pode haver agora uma oportunidade para progresso”. O secretário-geral da ONU quer que novos observadores sejam enviados a dez localidades diferentes ao longo das próximas semanas. Analistas dizem que Ban espera que a simples presença dos observadores ajude a por fim à violência.

O plano de paz negociado por Kofi Annan previa a retirada das forças sírias de áreas residenciais, a libertação de prisioneiros políticos, a permissão para a realização de protestos pacíficos, um maior acesso à mídia e o início de um processo democrático de transição política.

O Conselho de Segurança se reúne ainda nesta quinta-feira para discutir um relatório de Annan, mas só deve votar uma nova resolução sobre a Síria na semana que vem. Grupos de oposição sírios também têm um encontro marcado, em Paris, nesta quinta.

França propõe corredores humanitários na Síria
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a solução para a crise na Síria é o estabelecimento de corredores humanitários que possam permitir a sobrevivência da oposição ao presidente Bashar al-Assad.

– Bashar al-Assad está mentindo… ele quer varrer Homs do mapa assim como (ex-presidente líbio Muammar) Gaddafi queria destruir Benghazi – disse Sarkozy antes do início de um encontro de ministros de Relações Exteriores para discutir em Paris a questão síria – Nós pedimos que esta reunião una todos que não aceitem que um ditador esteja matando seu povo. A solução é o estabelecimento de corredores humanitários de modo que a oposição possa existir na Síria – declarou Sarkozy à rádio Europe 1.

Fonte: Correio do Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.