Situação na Síria se deteriora e ONU já fala em guerra civil

Área residencial em Homs, na Síria (Foto: AP)A deterioração da crise na Síria levou a ONU a dizer nesta terça-feira que o país está em um estado de guerra civil e que o governo sírio já perdeu o controle de grandes áreas em algumas cidades para os rebeldes.

“O que está acontecendo claramente é que o governo da Síria perdeu algumas grandes áreas de território, várias cidades para a oposição, e quer retomar o controle”, disse o subsecretário-geral de operações de paz da ONU, Hervé Ladsous.

Está é a primeira vez que a ONU manifesta formalmente esse tipo de opinião sobre a situação na Síria.

Os comentários foram feitos no mesmo dia em que monitores enviados pelas Nações Unidas à Síria foram atacados ao tentar chegar à cidade de Haffa, sitiada por tropas do governo.

Segundo Ladsous, o ataque foi deliberado. A ONU diz que, após uma tentativa frustrada de chegar à cidade na segunda-feira, nesta terça-feira os monitores receberam permissão das forças do governo para passar pelo último posto de controle, na entrada da cidade.

No entanto, segundo a ONU, os monitores teriam avaliado a situação como pouco segura e desistido. Quando deixavam a entrada da cidade, foram atacados com pedras e barras de metal jogadas contra eles por uma “multidão enfurecida”. Logo em seguida, homens armados não identificados abriram fogo. Nenhum monitor ficou ferido.

Violência

Segundo a correspondente da BBC na sede da ONU, em Nova York, Barbara Plett, diplomatas nas Nações Unidas têm falado nesta semana não apenas na intensificação das operações militares do governo na Síria, incluindo ataques com helicópteros, mas também em um dramático aumento em ataques urbanos mais sofisticados por parte da oposição.

A Cruz Vermelha Internacional – única agência de ajuda internacional ainda em atuação na Síria – diz que o aumento da violência e a deterioração da situação no país têm tornado impossível responder às necessidades humanitárias.

Desde o fim de maio, ativistas de oposição denunciaram pelo menos dois “massacres”: em Houla, onde 108 pessoas teriam sido mortas por forças leais ao governo, e na aldeia de Qubair, onde 78 morreram. O governo sírio nega as acusações e diz que as mortes foram obra de “gangues de terroristas armados”.

A ONU e os Estados Unidos também vêm alertando sobre um “alarmante aumento” na violência em Haffa. Na segunda-feira, os Estados Unidos disseram temer que o governo sírio estivesse preparando um novo massacre na cidade. Em resposta, Damasco acusou Washington de incitar massacres e terrorismo.

Rússia

Nesta terça-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, voltou a manifestar preocupação com o fornecimento de armas à Síria pela Rússia.

Hillary disse ter informações de que um carregamento de helicópteros de ataque estava a caminho da Síria, o que, segundo ela, iria “agravar o conflito de forma dramática”.

A Rússia afirma que seus carregamentos de armas enviados à Síria não estão relacionados ao conflito no país.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.