SJCC lança campanha para auxiliar os atingidos pela seca
Muitos pernambucanos que vivem no interior do Estado estão sofrendo há meses com a pior seca dos últimos 40 anos. Dos 185 municípios de Pernambuco, 125 deles já decretaram estado de emergência. Enquanto as autoridades tentam solucionar os problemas causados pela estiagem, os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação vêm noticiando os graves problemas da seca, a mobilização da sociedade para ajudar os que mais precisam e de que forma as pessoas podem ajudar.
Mas a seca continua castigando milhares de pessoas e é preciso ir além. Por isso o SJCC começa, nesta quinta-feira (22), parceria com três movimentos sociais que estão atuando de forma ativa e pró-ativa para melhorar a vida daqueles que sofrem com a falta d’água: o Comitê de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, o Comitê Ação da Cidadania Pernambuco Solidário e o Movimento Novo Jeito.
O objetivo é arrecadar doações de alimentos e água e mobilizar voluntários para ajudar os municípios atingidos pela seca através de anúncios, banners para internet, VTs e spots de rádio que serão veiculados no Jornal do Commercio, Portal NE10, TV Jornal, Rádio Jornal e JC/CBN.
Andrea Pontual, gerente de marketing do SJCC, acredita que é preciso dar ainda mais destaque para essas iniciativas. “Nós queremos ajudar quem precisa e ajudar quem quer ajudar, abrindo novos canais para essa ajuda”, completa. Todas as fotos que ilustram a campanha foram feitas no interior do Estado pela equipe de fotógrafos da agência JC Imagem.
Além de divulgar nos anúncios os pontos de arrecadação e os contatos para quem quer ser voluntário, o SJCC também disponibilizou sua portaria na Rua Capitão Lima, a loja de serviços do Jornal do Commercio na Av. Dantas Barreto, além das portarias do SJCC em Caruaru, Limoeiro e Pesqueira, para receber os donativos. Para doações acima de 50 kg, é possível ligar para o Comitê de Ação da Cidadania – (81) 3226.0063 -, que se disponibiliza para ir buscar o material arrecadado. Para contribuir como voluntário, os interessados devem acessar o site www.novojeito.com ou a página do facebook www.facebook.com/novojeito.
O Novo Jeito é um movimento que utiliza as redes sociais e a internet para promover a solidariedade. Criado há um ano e meio, foi idealizado pelo empresário Fábio Silva com o lema Juntos nós somos fortes. Para mobilizar as pessoas e conseguir voluntários, o movimento criou o site o www.novojeito.com (que possui mais de 3 mil visualizações por dia), perfil no Twitter (@onovojeito) e Facebook (facebook.com/novojeito) que já foi curtido por mais de 6 mil pessoas. Através das redes sociais é feita a divulgação dos mais de 10 projetos do movimento, entre eles a arrecadação de donativos para as cidades castigadas pela seca.
“Nós estamos muito felizes e honrados em firmar essa parceria com o SJCC, bem como fazer a ponte entre uma sociedade generosa e outra sociedade necessitada e carente”, diz Fábio. Ela explica que o movimento convoca a população a ajudar de três formas: doando donativos, divulgando as campanhas em seus perfis nas redes sociais e participando ativamente como voluntários. “Nós sabemos da penetração e credibilidade que os veículos do SJCC têm sobre a população, e isso vai ser muito importante para arrecadar donativos e estimular novos voluntários”, finaliza.
Já o Comitê Ação da Cidadania, que começou em 1992 no Rio de Janeiro, se baseia na criação de comitês locais espalhados por todo o País que vão em busca de voluntários dispostos a lutar contra a exclusão social, a miséria e a fome no Brasil. O Natal Sem Fome, principal ação do movimento social, arrecadou, só em Pernambuco, mais de 200 toneladas de donativos que garantiram um natal digno a milhares de pernambucanos.
Anselmo Monteiro, coordenador geral do Comitê Ação da Cidadania em Pernambuco, explica que o Natal Sem Fome procura garantir que ninguém passa fome na noite natalina. “O objetivo principal da nossa ação é provocar a sociedade mostrando que combater a fome é possível mediante uma grande mobilização”, diz. Para Anselmo, “a credibilidade dos veículos que compõem o SJCC e a força de seus comunicadores vão ajudar muito a propagar a solidariedade.”
Desde setembro, o Comitê Ação da Cidadania começou a trocar dois quilos de alimento não perecível por uma camisa do Dia Nacional de Ação de Graças, que será comemorado hoje no Marco Zero.
O Comitê Brasileiro de Resgate DNAG é um movimento sociocultural, apolítico, sem distinção de credo religioso e sem fins lucrativos, com o propósito de resgatar, no Brasil, a celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, o DNAG. Também tem como foco estimular o princípio da inclusão e do compromisso social, vinculando o ato da gratidão ao ato da doação, visando a diminuição da violência e a promoção da paz. O presidente do Comitê, Jonas Alvarenga, destaca que “é importante para o nosso Movimento vincular a doação como expressão de gratidão”. São esperadas cerca de 150 mil pessoas no evento do no Marco Zero, onde também haverá um ponto de arrecadação.
Para Wilson Pires, Secretário geral do Comitê de Resgate do DNAG, a parceria com o Sistema JC veio na hora certa: “Ter a credibilidade de um grupo de comunicação como o SJCC fortalece a nossa ação social, visto que vincular o nome do Sistema ao do Comitê Brasileiro de Resgate do DNAG ratificará junto à sociedade a seriedade do nosso trabalho de arrecadação de alimentos para doação aos menos favorecidos”.
fONTE:Ne10
Nenhum comentário