Sobreviventes de ataques de 11 de Setembro terão cuidados médicos gratuitos

Onze anos depois dos atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos,  as autoridades norte-americanas anunciaram que os sobreviventes  receberão acompanhamento e tratamento médico gratuito para 50 tipos de  câncer.

 Especialistas acreditam que uma série de doenças ligadas aos  ataques causou pelo menos mil mortes desde 2001. Anteriormente, o  governo financiava o tratamento de doenças respiratórias, depressão e  dores múltiplas.   A decisão das autoridades dos Estados Unidos deve atender a cerca de 70  mil funcionários de equipes que prestaram socorro durante os ataques e  pessoas que se encontravam nas imediações.

Há suspeitas de que as  pessoas foram expostas a componentes químicos presentes nos destroços  dos ataques. A desconfiança é que alguns sobreviventes desenvolveram  diferentes tipos de câncer.

Uma medida anterior estabelecia um fundo no valor de US$ 4,3 milhões  para a cobertura de  tratamentos médicos contra a asma e doenças  respiratórias, além de depressão, ansiedade e dores múltiplas. Em junho,  o instituto norte-americano para a higiene e saúde no trabalho  recomendou que alguns tipos de câncer fossem acrescentados à lista de  doenças ligadas aos ataques.

Em 11 de setembro de 2001, houve uma série de ataques suicidas  coordenados pela rede Al Qaeda em cidades norte-americanas. De manhã, 19  homens ligados à rede sequestraram quatro aviões comerciais de  passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres Gêmeas do World  Trade Center, em Nova York.

Os ataques às Torres Gêmeas mataram todos que estavam nos aviões e  muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Os prédios desmoronaram em  duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O  terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington,  Virgínia, nos arredores de Washington.

O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na  Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes  tentaram tomar o controle do avião, que os sequestradores tinham  encaminhado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos  voos.

No total, cerca de 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19  sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a  partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos  norte-americanos, houve a invasão ao Afeganistão. Vários países também  reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de  aplicação da lei.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.