Software pernambucano para ajudar crianças autistas é apresentado em feira

Imagine cuidar de um paciente através de um game. Agora, imagine que esse tratamento é direcionado a crianças com autismo. É possível? Para seis estudantes e um professor da disciplina de empreendedorismo da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (Etepam) essa alternativa é uma escolha alcançável. A equipe, que desenvolve um software com foco no tratamento da disfunção, está representando o Estado durante a Mostratec, feira tecnológica que começou na ultima segunda, no Rio Grande do Sul, e segue até o próximo sábado, dia 27, para apresentação de trabalhos realizados por jovens cientistas.

O projeto surgiu como a proposta do professor e mestrando do Centro de Estudos Avançados do Recife (C.E.S.A.R), Eraldo Guerra. Segundo ele, a ideia de desenvolver a plataforma surgiu depois que ele conheceu a história de uma menina autista chamada Carly Fleischmann. “Até os 11 anos Carly fazia 60 horas de tratamento semanais e nunca tinha obtido resultados. Tudo mudou quando ela começou a usar um computador e hoje, com 17 anos, tem até um Facebook e escreve em um blog”, explica o professor da equipe.

O jogo, titulado de Can Game, funciona através da plataforma Xbox junto com um Kinect. Além de possuir cores vivas, o game possibilita que a criança escolha um personagem para guiá-la nas atividades que vão desde completar palavras até adivinhar desenhos simples. Ao desenvolver o software, o grupo também se preocupou com as características de uma criança que apresenta a disfunção. “Sabemos que muitos autistas possuem hipersensibilidade ao toque, por exemplo. Por isso, dispensamos o uso de controles para que eles fiquem livres”, comenta o professor.

O tratamento virtual pode ser acompanhado por um médico através das gravações que o Kinect realiza enquanto o usuário está jogando. Além disso, a plataforma também é direcionada para dispositivos mobile. Por meio de uma agenda virtual os pais podem se cadastrar e pedir que o software envie mensagens para o smartphone da criança orientando-a a realizar atividades básicas do seu dia a dia, como escovar os dentes. Se ela não as executá-las o dispositivo envia um SMS para os pais, atuando como um monitor. O médico responsável pelo tratamento pode fazer uso do material para acompanhá-lo.

O projeto, que nasceu sem parcerias, agora busca colaboradores da área da saúde. “Estamos em busca de médicos ou clínicas que se interessem pelo Can Game e nos ajudem a refinar ainda mais esta ferramenta. Nosso objetivo final é doá-lo para instituições que não possam adquirir o programa”, conclui Guerra.

Para o estudante de ciências da computação da Universidade Federal de Pernambuco e voluntário do Etepam, Rodolfo Soares, de 18 anos, a experiência de desenvolver um software com âmbito social está sendo satisfatória. “Foram muitos os finais de semana que passamos trabalhando nisso, tanto em casa, quanto na escola. O mais legal é que tudo é realizado sempre em conjunto”, finaliza.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.