Sol, mar e muitos problemas no Janga

Sol, mar e quase quatro quilômetros de praia parcialmente inutilizados pelos moradores e turistas. Embora o sol e o mar favoreçam o banho e o lazer em plena praia, questões pontuais de infraestrutura, tais como iluminação precária, falta de limpeza urbana, depredação dos equipamentos públicos, além da sensação insegurança, não vêm contribuindo para o aporte dos banhistas na orla do Janga, situada no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ontem, durante a passagem da reportagem da Folha de Pernambuco ao longo dessa zona litorânea, em meio às denúncias de moradores e comerciantes, alguns pontos negativos, que desfavorecem a vinda de turistas ao local, foram constatado. Logo no começo da orla, nas proximidades da ponte do Janga, por exemplo, o avanço do mar levou parte do calçamento. Naquela área, se já não bastasse a deterioração do calçadão, dezenas bancos estão quebrados e o mar está sempre sujo.

“A Prefeitura (de Paulista) só faz pintar o meio-fio e passar o trator na orla, que não limpa nada. Em uma parte da praia a iluminação não funciona, os poucos quiosques funcionam como ponto de consumo de drogas à noite e falta segurança. Se chegamos em casa tarde da noite ficamos sujeitos a sermos assaltados. Não tem estacionamento, não tem brinquedo, não tem nada. O pessoal faz as necessidades fisiológicas na calçada. Moro na frente da praia, mas não tenho coragem de tomar banho. A água é muito suja”, denunciou Maurício Correia Lima, 58, um dos moradores mais antigos da localidade.

O pensamento de Maurício é compartilhado pelo comerciante Denilton Ismael, 43. Segundo Denilton, a falta dos devidos reparos vêm contribuindo para que os turistas não sejam atraídos para o local. “O pessoal que vem aqui só vem uma vez e não volta mais. Às vezes, os banhistas param o carro e quando veem a sujeira vão embora”, acrescentou o comerciante.

O secretário de Infraestrutura de Paulista, Francisco Maia, informou que existe um projeto orçado no valor de R$ 17 milhões que visa recuperar seis quilômetros de extensão da orla. O projeto, segundo o secretário, envolve a construção de paredões para evitar o avanço do mar e o remanejamento da areia para recompor o calçadão. “O projeto ainda contemplará a recuperação das calçadas, reposição do piso, dos bancos e a iluminação da orla. O projeto terá duas etapas de execução, divididas em cinco trechos”, explicou.

Na primeira etapa, cinco trechos estão em processo de licitação. Três deles já foram aprovados e a ordem de serviço para execução será enviada para a empresa que ficará responsável pelo serviço ainda nesta semana. Essa primeira fase será da ponte do Janga até o Forte de Pau Amarelo. A outra etapa, do Forte até o restante da orla, seguindo em direção à praia de Maria Farinha, a prefeitura ainda buscará recursos. A previsão, segundo o secretário, é que a primeira etapa seja concluída no final deste ano.

Com relação ao policiamento no local, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jose Hailton Arruda, informou que na área, atualmente, duas viaturas do batalhão, além do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) realizam a segurança na área. Ainda de acordo com o comandante, além disso, outras ações são realizadas para manter a segurança. “Temos ações como rondas ostensivas e blitze na ponte do Janga”, informou o oficial.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.