SP: em greve, policiais federais entregam armas e distintivos

Em seu primeiro ato de greve, deflagrada na manhã desta terça-feira, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal em São Paulo entregaram suas armas e distintivos na sede da Superintendência Regional, na zona oeste da capital. A paralisação ocorre no Distrito Federal e mais 25 Estados do País – os policiais do Rio de Janeiro fariam uma assembleia no início da tarde de hoje para decidir sua adesão ao movimento. A principal reivindicação dos grevistas é uma reestruturação das carreiras, por meio do reconhecimento e remuneração compatíveis com funções de nível superior.

“O primeiro ato da greve foi a entrega simbólica de armas e distintivos, para sinalizar que nosso movimento é pacífico e para mostrar a desmotivação com o governo que vem tratando a gente de forma não amigável”, afirmou Alexandre Santana Sally, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (Sindpolf-SP).

Segundo ele, o efetivo mínimo de 30% exigido por lei seria mantido, mas serviços como emissão de passaportes, fiscalização de empresas de segurança e escolta de presos seriam prejudicados. “Nossa intenção não é prejudicar, mas vão ocorrer transtornos”, afirmou Sally.

Na tarde desta terça-feira, no aeroporto de Guarulhos, na Grande SP, os grevistas fariam uma caminhada junto a funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do ministério da Agricultura e da Receita Federal. Na quinta-feira à tarde, os agentes fariam operação padrão no mesmo aeroporto. No dia seguinte, uma assembleia decidiria os rumos do movimento.

Serviços afetados Além da emissão de passaportes e serviços ao público, as operações de combate a quadrilhas da Polícia Federal deveriam ser prejudicadas com a paralisação. “Claro que se uma investigação de um ano tiver apontado para um carregamento de 500 kg de maconha que pode ser apreendido, o trabalho não deixará de ser feito”, afirmou Marcos Wink, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Segundo ele, somente as novas operações e investigações menores devem ser afetadas.

A emissão de passaportes, continuou o presidente do sindicato, será feita só em casos de urgência e necessidade, por exemplo quando as viagens para o exterior já estiverem marcadas. As reuniões e entrevistas deveriam ser reagendadas. “O que a gente tem orientado os colegas de sindicatos estaduais é para minimizar o transtorno causado ao público. Temos um bom conceito junto à sociedade, e queremos que eles entendam o nosso problema, não prejudicá-los”, afirmou Wink. Serviços como guarda de presos, plantões nas delegacias, segurança em prédios e programas de proteção a testemunhas, segundo ele, seriam mantidos.

Já em fronteiras, portos e aeroportos, os grevistas devem acordar em fazer operações-padrão em horários específicos. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a paralisação parcial seria diária, afirmou Wink. Já em São Paulo, a operação-padrão ocorreria a partir das 16h30 de quinta-feira.

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.