Supremo começa hoje a definir penas do mensalão

Fachada do STFComeça hoje no STF (Supremo Tribunal Federal) o julgamento que irá definir quais serão as penas que os culpados no caso do mensalão serão submetidos. O procedimento, conhecido por dosimetria, levará diversos fatores em consideração para determinar qual o tempo final que cada um dos réus deverá ficar preso além de multas a serem pagas.
As penas variam de acordo com os crimes, que vão desde peculato e evasão de divisas até lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Para cada uma desses, há uma pena mínima e máxima previamente estipuladas na lei.

As acusações que constam no processo estão logo abaixo, acompanhadas das suas respectivas penas de reclusão previstas: 

Corrupção ativa — de 2 a 12 anos, mais multa;
Corrupção passiva — de 2 a 12 anos, mais multa;
Evasão de divisas — de 2 a 6 anos, mais multa;
Formação de quadrilha — de 1 a 3 anos;
Lavagem de dinheiro — de 3 a 10 anos, mais multa;
Peculato — de 2 a 12 anos, mais multa;
Gestão fraudulenta de instituição financeira — de 3 a 12 anos, mais multa.

Em um dos melhores cenários, por exemplo, José Dirceu, que é considerado culpado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, pode ficar de 3 a 15 anos preso. Os juízes, porém, podem levar em consideração alguns agravantes ou atenuantes, que mudariam significativamente o resultado da dosimetria.

Se o réu for condenado mais de uma vez pelo mesmo crime, como a corrupção ativa, por exemplo, suas penas poderiam ser somadas, o que aumentaria o tempo de prisão do condenado. Mas esta decisão caberá aos magistrados que consideraram os réus culpados.

Os réus, para escaparem da cadeia, não podem ser reincidentes no mesmo crime e nem serem condenados a mais de oito anos de prisão. Caso sejam reincidentes, têm de começar a cumprir a pena em regime fechado imediatamente. Se a pena for menor que oito anos e maior que quatro, ele pode ficar no regime semiaberto. Já se ele for sentenciado a menos de 4 anos de reclusão, poderá ficar no regime aberto, levando uma vida praticamente igual à que tinha antes do julgamento.

As condições para cumprir o regime aberto variam de Estado para Estado. Em alguns locais, por falta de estabelecimentos que comportem este tipo de preso, a pessoa fica em casa, cumprindo prisão domiciliar. Já em outras situações, existem as casas de albergado, que são locais onde o detento sai durante o dia para trabalhar e volta apenas para passar a noite e os finais de semana.

Um dos piores cenários das condenações é de Marcos Valério. Acusado de cinco dos sete crimes do mensalão, sua pena pode variar de 10 a 43 anos, sem levar em consideração os agravantes e os atenuantes. Com isso, caso os ministros do Supremo não considerem nenhum atenuante, ele terá de ir para o regime fechado logo de início.

Outro fator que pode mudar o tempo a que cada um dos condenados será sentenciado é qual tese os ministros do Supremo irão usar para compor as penas. Entre elas, pode-se adotar aquela que soma a pena de um mesmo crime cometido várias vezes, aumentando o tempo preso. Ou então, outra que considera o crime apenas uma vez, mantendo a pena dentro do tempo mínimo e máximo estipulado por lei.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.