Supremo começará 2013 com um ministro a menos

O Supremo Tribunal Federal (STF) começará o ano de 2013 com um integrante a menos. A ausência do 11º ministro é criticada pelos magistrados, que não escondem o prejuízo que a demora para a nomeação do substituto de Carlos Ayres Britto representa para a Suprema Corte, diante do risco de novos empates nos julgamentos. A presidente Dilma Rousseff nem sequer esboçou uma estimativa de quando pretende fazer a indicação. Por enquanto, o certo é que o jurista escolhido chegará à Suprema Corte, na melhor das hipóteses, em março.

O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, admitiu em entrevista a frustração pela presidente não ter feito a indicação desde 16 de novembro, mas, passados mais de 40 dias, ainda não deu sinais de quem escolherá. Ele afirmou, porém, que a ausência não será empecilho para os julgamentos. “O tribunal tem a capacidade de funcionar com até oito ministros”, observou. Barbosa lembrou, no entanto, que o fantasma dos empates pode voltar a assombrar à Corte, diante de um número par de 10 ministros. “Há o risco de empate, mas não é uma questão impeditiva”, frisou.

No julgamento do mensalão, houve 10 casos de empate e o critério adotado foi o de prevalecer a solução mais favorável ao réu. Já no julgamento sobre a validade da Lei Ficha Limpa, em 2011, o então presidente do STF, Cezar Peluso, precisou dar o voto de qualidade, que é um mecanismo que permite ao presidente votar duas vezes. Depois, diante de um novo impasse, coube à Corte aguardar a posse de Luiz Fux, que se manifestou contra a validade da regra para as eleições de 2010.

Nomeação em janeiro Um interlocutor do Palácio do Planalto disse ao Estado de Minas que Dilma deve deixar para a segunda quinzena de janeiro a escolha do novo ministro do STF. Segundo essa fonte, a presidente tem evitado tocar no assunto com aliados e nem sequer tem consultado pessoas de sua confiança para avaliar possíveis nomes.

A expectativa é de que o próximo integrante do Supremo não tenha padrinhos políticos. Dilma deve buscar alguém de perfil técnico, com possibilidade de o escolhido ser um nordestino, já que desde a aposentadoria de Ayres Britto a Corte não tem representante do Nordeste. Atualmente, há dois ministros da Região Sul, sete nascidos em estados do Sudeste e um representante do Centro-Oeste — o mato-grossense Gilmar Mendes.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.