Suspeito foi executado por crime que não cometeu nos EUA, diz pesquisador

.Carlos DeLuna foi executado em 1989. Sob a acusação de esfaquear um funcionário de um posto até a morte, DeLuna recebeu uma injeção letal, uma das maneiras que o governo americano aplica a pena de morte, condenação permitida no país.

Mais de 20 anos depois da morte de DeLuna, o professor James Liebman, que leciona Direito da Universidade de Columbia, divulgou que ele, juntamente com um grupo de estudantes, chegou a conclusão de que DeLuna não era culpado do crime. Com a pesquisa, Liebman afirma que o governo do Texas (estado onde DeLuna foi julgado) matou o homem errado.

Segundo o professor, a combinação do mau trabalho da polícia, que não buscou outros suspeitos, e de uma defesa fraca, resultou na condenação e na morte de DeLuna, que, segundo Liebman, se disse inocente durante os oito anos em que ficou preso, esperando sua sentença.

No dia do crime, Wanda Lopez foi morta enquanto trabalhava em um posto de gasolina. Após sua colega de trabalho ligar para o serviço de emergência, a polícia encontrou DeLuna escondido em uma caminhonete, com 149 dólares (aproximadamente 300 reais) no bolso.

Testemunhas ouvidas pela polícia confirmaram que tinham visto DeLuna no estabelecimento pouco antes do crime. Um cliente do posto contou que viu o suspeito guardando uma faca no bolso, do lado de fora da loja de conveniência.

DeLuna, que tinha um histórico de roubo, embriaguez e tentativas de estupro, foi pego pela polícia, que parou a busca por outros possíveis autores do crime.

Pesquisa

O professor Liebman e sua equipe afirmam que DeLuna não era o responsável pela morte de Wanda e que o suspeito sofreu com um erro de identidade.

Liebman apresentou três argumentos para sua tese: houve confusão entre as testemunhas oculares, não foram encontrados vestígios de sangue nas roupas de DeLuna e, por último, o fato de os policiais terem ignorado a semelhança física entre DeLuna e seu amigo Carlos Hernandez, que, de acordo com o próprio DeLuna, era o verdadeiro assassino.

Segundo Liebman, a procuradoria e o juiz não se dedicaram ao caso. Com medo de Hernandez, DeLuna se recusou por meses a revelar o nome do amigo para a polícia.

Nas investigações de Liebman, familiares confirmaram que a faca usada no crime era de Hernandez. O professor afirma também que, em 2006, um jornal americano publicou que diversos conhecidos de Hernandez tinham escutado o rapaz dizendo que tinha matado Wanda.

Com a pena de morte, o estado do Texas já executou 482 suspeitos. Segundo Liebman, a condenação desse tipo põe a vida de pessoas inocentes em risco.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.