Tartaruga verde faz desova inédita em praia de Fernando de Noronha

Um registro inédito de desova de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha está sendo comemorado pelos pesquisadores do Projeto Tamar. Nesta temporada, uma fêmea da espécie Chelonia mydas, conhecida popularmente com tartaruga verde, fez a desova na Baía do Sueste. Em 28 anos de trabalho de preservação na ilha, é a primeira vez que o Tamar constata desova nessa área, normalmente usada pela espécie para alimentação.

A desova é motivo de surpresa para os estudiosos. “Isso pode representar que novas praias estão sendo utilizadas pelas tartarugas para depositar os ninhos”, avalia Armando Santos, coordenador do Projeto Tamar em Noronha. Em 2012, o primeiro ninho da Baía do Sueste foi encontrado dia 18 de janeiro. Os biólogos acreditavam que a tartaruga pudesse ter confundido o Sueste com a vizinha, Praia do Leão, local onde ocorrem 80% das desovas em Noronha. No último final de semana (da sexta, 3, para o sábado, 4), a tartaruga voltou ao Sueste e fez o segundo ninho. A repetição é um indício que aquela é mesmo a praia escolhida pelo animal para o nascimento dos filhotes.

No Sueste são encontradas com facilidade tartarugas juvenis verdes e de pente, Eretmochelys imbricata. As tartarugas costumam voltar ao local onde nasceram para fazer os ninhos. Numa temporada, uma fêmea pode fazer de seis a 11 desovas e, em cada uma delas, colocar cerca de 120 ovos, que levam, em média, 50 dias para eclodir. O registro inédito pode representar que a espécie tem sentido mais segurança na região.

Ninhos em outras praias
Ao longo os últimos anos, novas praias da ilha estão recebendo ninhos. As praias da Conceição e Atalaia, onde o fato também não é comum, entraram no roteiro das tartarugas verdes. Este ano foi encontrado um rastro na Praia da Caieira, mas a fêmea só fez a chamada “meia lua”, quando vai ao local mas não deposita os ovos. A área está sob observação dos pesquisadores. Em 2003, foi registrada uma desova na Caieira.

A temporada de reprodução em Fernando de Noronha começou no dia 27 de dezembro de 2011, quando foi registrada a primeira desova. As fêmeas devem colocar os ovos até o mês de maio, e as aberturas de ninhos acontecem até julho. Na temporada 2010/2011, foram registrados 77 ninhos, feitos por nove tartarugas.

No passado, esses animais eram caçados em Fernando de Noronha para o consumo da carne e utilização das carapaças para fabricação de objetos. Com as pesquisas e monitoramento do Projeto Tamar, a presença desses animais tem se ampliado ao longo dos anos. Em quase três décadas de trabalho, o Tamar já fez quatro mil capturas da espécie para marcação, pesagem e coleta de dados. Só no ano passado, foram registrados 583 animais, o que facilita o acompanhamento da evolução da espécie. As desovas inéditas em Noronha estão sendo festejadas pelos pesquisadores. “Estamos muito felizes. Isso é uma prova de que o trabalho que realizamos tem surtido efeito” , comemora o coordenador Armando Santos.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.