Taxa de transplantes de córnea sobe 303% em janeiro, em Pernambuco

Rodolfo Monteiro (Foto: Luna Markman / G1)No último mês de janeiro, Pernambuco realizou 113 transplantes de córnea, o que representa um recorde histórico no estado. De acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), no mesmo período do ano passado, 29 pacientes foram beneficiados com o procedimento, o que representou um aumento de 303%.

“Nós estamos muito satisfeitos, pois a Central de Transplante nunca tinha atingido um número como esse, que é um recorde histórico. Nós atribuímos isso ao aumento do número de doações de tecidos, às comissões intra-hospitalares de transplantes e às organizações de procura de órgãos de Pernambuco. Além disso, é importante citar a nobreza das famílias”, diz a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti.

O analista financeiro Rodolfo Monteiro, 23 anos, passou pouco tempo na fila. “No ano passado, eu fiz um exame para a troca da lente dos óculos e descobri que havia algo errado na córnea do olho esquerdo. Entrei na fila e passei apenas um mês esperando. Agora eu estou precisando para o olho direito, onde o problema está avançando. Me inscrevi e estou aguardando. Sou o quarto da fila e, segundo o hospital, a previsão é de que em maio eu faça o transplante”, diz Rodolfo.

No Estado, nove serviços são habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de córnea, tendo como centros de referência a Fundação Altino Ventura e o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), ambos no Recife.

Mesmo com os avanços no número de transplantes, a fila de espera por uma córnea ainda é grande, com 1.225 pacientes. Além disso, ainda há espera por rim (1.877 pessoas na lista), fígado (160), rim/ pâncreas (05) e coração (05).

“No estado, as pessoas passam cerca de seis a oito meses para conseguir um transplante de córnea. O Brasil está crescendo e Pernambuco tem acompanhado esse ritmo. Mesmo assim, pouca gente tem percebido isso. A doação de córnea é mais fácil que as outras, mas a família fica mais perturbada com o enterro e não pensa na doação”, diz a gerente de captação de órgãos e tecidos da CT-PE, Diana Cabral.

Doação

Para que o órgão seja doado, o interessado deve informar a família sobre sua intenção de doar. Além disso, ela não pode apresentar doenças contagiosas (como hepatite e aids), câncer com metástase, leucemia e ou ter sido usuário de drogas. No caso de morte encefálica (quando o cérebro paralisa suas funções, mas o coração permanece batendo), os parentes do paciente devem procurar o médico responsável para assinar um termo de doação. Em seguida, a Central encaminhará o órgão (ou os órgãos) para um receptor compatível. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Após o procedimento, o corpo do doador não fica mutilado.

Outras informações sobre transplantes podem ser obtidas pelo telefone 0800-281-2185.

Fonte: G1/PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.