Técnicos administrativos da UFPE e UFRPE retornam às atividades nesta 2ª
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois de 75 dias de greve, os técnicos administrativos das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) retornaram às atividades nesta segunda-feira (27). Os professores da UFRPE decidiram permanecer paralisados, enquanto os da UFPE reúnem-se nesta tarde para decidirem os rumos do movimento.
Na UFPE, cerca de 70% dos servidores, o que representa 2.660 funcionários, cruzaram os braços nos mais diversos setores da instituição. O percentual na UFRPE, que possui 900 técnicos, chegou a 90% nas unidades de Garanhuns e Serra Talhada. Segundo os respectivos sindicatos, todos já voltaram ao serviço.
Para o diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe-UFPE), João Everaldo de Araújo, o resultado da greve não foi satisfatório. “Tivemos que acatar o resultado do comando nacional mesmo sem concordar com as propostas do governo. Nacionalmente, 42 universidades aceitaram o acordo e nós ficamos entre o número das 16 contrárias que não acataram o percentual de 5%, 5%, 5%. Como perdemos, resolvemos recuar, uma vez que o comando assinaria o acordo de todo jeito”, lamentou.
Já Fernando Revoredo, responsável pela Comunicação do Sintufepe-UFRPE, destaca o que a categoria conseguiu avançar dentro do acordo. “O Step (evolução salarial por classes) terá reajuste de 0,1%, com o percentual passando para 3,7%, além de melhorias no incentivo à qualificação”, disse.
Na prática, esclarece Revoredo, para um funcionário de nível médio que concluiu o técnico o reajuste será de 20%; do técnico à graduação ficará em 25%; da graduação à especialização, 30%; permanecendo o mesmo reajuste para mestrado e doutorado, de 52% e 75%, respectivamente.
HOSPITAL DAS CLÍNICAS – Com o término da greve dos servidores do Hospital das Clínicas (HC) foi montado um esquema de especial para remarcação de consultas. Todos os dias, das 7h às 17h, as consultas poderão ser reagendadas, desde que o paciente compareça ao hospital, munido da carteira de marcação. Os pacientes com consultas agendadas a partir desta segunda serão atendidos normalmente. As marcações de primeiro atendimento e a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão provisoriamente suspensas até que os serviços retomem o ritmo habitual.
ACORDO – A proposta do governo contempla reajustes de 15,8%, divididos em três parcelas, a serem pagas em 2013, 2014 e 2015. Os servidores passam a ter elevação do degrau entre um nível e outro de 3,6% para 3,8% entre 2014 e 2015. Além disso, houve aumento dos percentuais de qualificação para incentivo àqueles que têm ou que obtiverem a titulação de graduação, especialização e pós-graduação.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário