Tecnologia para controlar fluxo de veículos em Olinda será implantada em 2013

De olho na questão da mobilidade e acessibilidade sustentável, Olinda irá implantar pinos hidráulicos de proteção e controle do trânsito de veículos. Eles são automaticamente operados, interditando o tráfego por meio de suas hastes que são recolhidas. Em 2013, 29 acessos distribuídos entre a Cidade Alta, a área dos Milagres e a de Santa Tereza, receberão essa tecnologia amplamente utilizada na Europa. Entre os principais trechos estão as ruas 15 de Novembro, 10 de Novembro, São Francisco, Bispo Coutinho, Bica dos Quatros Cantos e Cel. João Lapa, além da avenida Liberdade. A iniciativa é pioneira no Brasil e terá um custo inicial de R$ 10 milhões, divididos entre o Governo Federal, Estadual e Prefeitura de Olinda.

Os critérios de uso desses aparelhos ainda serão discutidos. Eles podem limitar entrada de veículos por peso, por horário, por locais, por condutor, sendo este morador ou comerciante, por exemplo, entre outros. “Essa tecnologia irá contribuir em vários aspectos. Resolve o nosso problema de depredação do patrimônio, deixa os espaços turísticos mais livres dessas intervenções, além de aumentar a segurança, já que este dispositivo será acionado por meio de uma central de monitoramento que funcionará durante 24 horas”, revelou o secretário executivo de Transporte e Trânsito de Olinda, Adriano Max.

Os pinos têm alta durabilidade e são resistentes a impactos, chegam a suportar o impacto de um caminhão de 6,8 mil quilos, em uma velocidade de oito quilômetros por hora. Segundo Max, a intenção é, a partir disso, observar o seu funcionamento e elaborar novas ações específicas de acessibilidade e mobilidade. “Poderemos permitir apenas a entrada a pé, a construção de prédios garagens e também oferta de transporte para chegar até a Cidade Alta, por exemplo”, disse. O projeto para implementação dessa tecnologia é resultado do trabalho em conjunto da Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda, Secretaria de Patrimônio e Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A tecnologia é desenvolvida pela empresa espanhola Pression & Fuerza, representada pela Sinalvida.

O anúncio da implementação da nova tecnologia foi feito durante o seminário sobre Mobilidade Urbana em Sítios Históricos, na V Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que teve início nesta segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (17). Na ocasião a coordenadora de Gestão e Qualificação Urbana da Coordenação Geral de Cidades Históricas – IPHAN falou sobre como essa questão é tratada e qual a realidade do Brasil e do mundo. Confira o vídeo.

Rota São Bento e Sé democratiza o acesso

No que se refere a questão de acessibilidade, desde 2007 Olinda investe com mais força e já tem diversos projetos aprovados pelo PAC Cidades Históricas. Um deles é a Rota São Bento, que começa na Praça do Carmo e termina no Largo do Varadouro. Já há sete travessias elevadas construídas e outras quatro aguardam liberação de verba. Há também a Rota Sé, que começa na Ladeira de São Francisco e termina nos Quatro Cantos, dando possibilidade de acesso aos principais pontos turísticos da cidade e monumentos históricos.

Além deste, há também a Rota Sé, que começa na Ladeira de São Francisco e termina também nos Quatro Cantos, dando a possibilidade de acesso aos principais pontos turísticos da cidade e monumentos históricos tombados. “Temos vários outros projetos já aprovados, no aguardo da chegada dos recursos. São boas as expectativas para o futuro, com avanço na mobilidade e preservação da cidade histórica, mantendo a nossa paisagem urbana livre de interferências”, disse a secretária de Patrimônio e Cultura, Márcia Souto.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.