Tendência é situação de seca se agravar no Norte de Minas

Rios com leitos esturricados, poços tubulares que secaram e municípios com racionamento de água são alguns dos problemas provocados pela estiagem no Norte de Minas. Produtores e comunidades rurais da região temem o futuro, já que a seca deve atingir o seu ponto crítico entre agosto e setembro. “A situação é realmente desesperadora. Já estamos no outono, aproximando do inverno. Ou seja: antes de outubro ou novembro não há mais como cair um grande volume de chuvas na região, capaz de provocar alguma melhora. Ou seja, o cenário é só de piora”, avalia Ricardo Demichele, gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Montes Claros.

Demichele ressalta que desde setembro (quando iniciou o período chuvoso) até ontem, em alguns municípios do Norte de Minas (da Microrregião da Serra Geral) foram registrados menos do que 500 milímetros de chuva. Entre as cidades estão: Catuti (414 milímetros), Mato Verde (420),e Monte Azul (417). “São densidades pluviométricas comparadas às da região da caatinga, no Nordeste”, observa o gerente da Emater.

Demichele salienta que, diante desse quadro, junto com um planejamento para o enfrentamento da estiagem a médio e longo prazo, o governo federal terá que auxiliar a região, enviando recursos para ações emergenciais, que incluem até frentes de trabalho. “Se não existir esse tipo de ajuda, o Norte de Minas terá uma verdadeira catástrofe”, alerta o técnico.

Tragédia Ele lembra que há o risco de repetir a tragédia provocada pela estiagem de 2007/2008,quando cerca de 300 mil cabeças de gado morreram no Norte de Minas, devido à falta de água e de pasto nas propriedades rurais. Em Cristália (5,8 mil habitantes), onde foi decretada situação de emergência, a população vive angustiada. Na sede do município, já foi iniciado o racionamento, com os moradores recebendo água nas casas apenas em determinada parte do dia. A medida também foi adotada em Mamonas e Guaraciama. Nessas duas últimas cidades, está sendo necessário ainda o uso de caminhões-pipa para levar água às casas.

O drama se repete em centenas de comunidades rurais. É o caso da localidade de Lagoa do Boi, no município de Glaucilândia. O poço tubular usado para abastecer as casas do lugar secou. Os córregos e pequenos rios da região também pararam de correr. “É a pior seca da região de todos os tempos. Nunca vi uma situação dessa”, lamenta o agricultor Elton Ferreira da Silva, de 42 anos. Ele plantou uma rocinha de milho e mandioca, além de tentar formar pasto. “Perdi praticamente tudo”, diz Elton, que, sem a pastagem, não sabe o que fazer com suas 30 cabeças de gado. “O único jeito será vender tudo.”

Também de Glaucilândia, o pequeno produtor José Divino da Silva, de 77 anos, caminha num leito seco de um rio e lamenta a má sorte. “Plantei cana e capim. Mas veio o sol e acabou com tudo.” O técnico da Emater em Glaucilândia, Dumont Nascimento, lembra que já foram completados 71 dias seguidos sem chuvas no município. Segundo ele, as perdas das lavouras de milho e feijão giram em torno de 50%, e os prejuízos dos agricultores familiares do pequeno município passam de R$ 1 milhão.

O tamanho do problema

71
Número de cidades que decretaram situação de emergência, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), sendo seis por causa da seca e os demais devido à estiagem

1.096.271
total de pessoas atingidas

Fonte: Em.com.br

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.