‘The Economist’ vê Eduardo Campos como potencial presidente

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, já tem na imprensa estrangeira um simpatizante entusiasmado com a sua candidatura à Presidência: a revista The Economist.

Em reportagem elogiosa, com o título “O modelo de Pernambuco”, o semanário britânico diz que “o sucesso (de Campos) no desenvolvimento do seu Estado pode fazer dele o próximo presidente do seu país”.

“Ele é nominalmente um aliado da presidente Dilma Rousseff. Mas também uma potencial ameaça à reeleição dela”, observa. A reportagem o descreve como “ao mesmo tempo um gestor moderno e um político à moda antiga”.

A tese da revista é de que o desenvolvimento de Pernambuco pode ser atribuído, em parte, ao  governo federal, por meio do Bolsa Família e de investimentos como o do porto de Suape, e em parte ao empenho do governador. Ele soube aproveitar, na visão da revista, os bons ventos econômicos para promover melhorias no Estado.

“O renascimento (de Pernambuco) começou com um novo porto em Suape (…). Suape é um monumento ao dinheiro federal, à política industrial e a uma aliança entre Lula e Eduardo Campos, o ambicioso governador de Pernambuco. Mas o ‘boom’ do Estado vai mais longe”, opina a publicação.

“A renda em ascensão da população ajudou Campos a atrair investimento privado”, diz, dando como exemplo a Fiat, que está instalando uma fábrica no Estado, e um conjunto de indústrias que estão entrando no interior.

Na educação, Campos aumentou salário de professores, lembra a reportagem, e teve ajuda do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (sic), uma entidade privada, para implantar o ensino em tempo integral em escolas do nível médio. Com isso, o Estado tem subido em rankings de performance estudantil.

A revista não deixa de dizer que Campos também é alvo de críticos, segundo os quais ele seria “uma versão moderna de um tradicional coronel nordestino, evitando desafiar a velha ordem rural, negociando apoio por meio de empregos e favores e colocando dissidentes na geladeira”.

Mas o semanário prefere concluir a reportagem realçando os pontos que considera positivos. “Ele enfrentou sindicatos para fazer reformas no ensino e trouxe gerentes privados para hospitais públicos. Ele escolheu centenas de metas para a sua administração (…). Uma das que ele reconhece que terá de alcançar – ou pagar o preço político – é terminar o estádio de futebol a tempo de ser usado na Copa de 2014. Na medida em que os dois principais partidos que presidiram o Brasil desde 1995 estão com falta de novos desafios, o sucesso de Campos em Pernambuco fez dele o político mais visado do País.”

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.