Tito Sena vence maratona e Brasil fecha a Paralimpíada com 21 ouros

Bruno de Lima/CPBO Brasil encerrou neste domingo a sua participação na Paralimpíada com a conquista da 21ª medalha de ouro. A última vitória do país em Londres foi garantida por Tito Sena, que venceu a maratona na categoria T46. Ele completou os 42 quilômetros da prova em 2h30min40.

Tito Sena ficou 40 segundos à frente do espanhol Abderrahman Ait Khamouch, que garantiu a medalha de prata. O também brasileiro Olivan Bonfim terminou a maratona na quarta colocação, atrás do belga Frederic Heede, que completou o pódio da maratona paralímpica T46.

“O espanhol estava tentando fugir e eu fiquei segurando. Minha perna estava pesada, mas eu sabia que não podia parar. Nos 200 metros finais eu sabia que era do Brasil esse ouro, não ia abrir mão. Fui para cima e conquistamos essa medalha de ouro para o nosso Brasil”, afirmou o campeão olímpico.

De acordo com Tito Sena, medalhista de prata na Paralimpíada de Pequim, a estratégia fez a diferença na sua vitória. “Circulei no pelotão de frente o tempo todo, liderando junto com o espanhol. Na reta final ele deu o sprint, mas não conseguiu segurar. Aí eu dei o sprint e ganhei. É uma emoção muito grande” resumiu.

Com a conquista de Tito Sena, o Brasil terminou a Paralimpíada de Londres na sétima colocação no quadro geral de medalhas, com 43 conquistas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. A China liderou a disputa, com 95 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. Apenas o atletismo deu 18 medalhas ao Brasil, com sete de ouro, oito de prata e três de bronze.

“Tivemos quatro medalhistas de ouro homens na história (Luiz Cláudio Pereira, Antônio Delfino, André Andrade e Lucas Prado) e fizemos quatro novos em Londres (Alan Fonteles, Felipe Gomes, Yohansson Nascimento e Tito Sena). Duplicamos o número de medalhistas de ouro. Ficamos em sétimo lugar, dentro da meta da modalidade, e alcançamos a melhor marca de medalhas da história. Renovamos os atletas medalhistas e temos jovens com boas perspectivas para os próximos anos”, avaliou o coordenador nacional do atletismo paralímpico do Brasil, Ciro Winckler.

FUTEBOL DE SETE – Assim como aconteceu em Pequim/2008, a seleção brasileira terminou na quarta colocação na disputa do futebol de sete na Paralimpíada de Londres. Na disputa da medalha de bronze a equipe foi goleada por 5 a 0 pelo Irã. Rasoul Atashafrouz (dois), Farzad Mehri (dois) e Jasem Bakhshi fizeram os gols do jogo.

O Brasil conquistou o bronze no futebol de sete da Paralimpíada de Sydney/2000 e a prata em Atlanta/2004, mas não conseguiu repetir essas campanhas neste ano. Em Londres, a equipe venceu a Grã-Bretanha por 3 a 0, massacrou os Estados Unidos por 8 a 0, e empatou com a Ucrânia por 1 a 1 na primeira fase. Na semifinal, porém, a seleção brasileira perdeu de 3 a 1 para a Rússia. Neste domingo, a equipe caiu na disputa do terceiro lugar e não conseguiu o bronze.

Fonte: Super Esportes

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.