Título de Patrimônio Mundial impõe ao Rio compromisso com a preservação de paisagens culturais

IMAGEM AÉREA da Cidade Maravilhosa: interação entre a beleza natural e a população carioca rendeu o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Unesco, em votação unânimeFoto: Pedro Kirilos / O GloboA elevação do Rio a Patrimônio Mundial como paisagem cultural, anunciada na manhã deste domingo em São Petersburgo, na Rússia, após decisão unânime e inédita da Unesco, coloca desafios para a cidade. A partir de agora, os locais que justificaram o título — o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo e a Praia de Copacabana, entre outros — deverão ter sua ambiência preservada.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que apresentou, em português, a candidatura do Rio durante a sessão da Unesco com a participação dos 21 países que integram o comitê, ressaltou a responsabilidade da cidade e do Brasil em relação ao título. Segundo ela, a partir de agora, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) terá de enviar relatórios frequentes à Unesco:

— Todos os locais mencionados na proposta de candidatura passarão a ser acompanhados pela Unesco e nós vamos apresentar relatórios dos trabalhos que forem feitos. O compromisso de manter isso é muito importante. E nós vamos honrar esse compromisso com a Unesco.

É possível haver a perda do título caso a região contemplada não receba os cuidados adequados para a manutenção das características que a consagraram Patrimônio Mundial. Por isso, é preciso enviar sempre informações à Unesco sobre a gestão dessas áreas.

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, os locais que embasaram a conquista do Rio terão que ser preservados. Caso contrário, a cidade pode perder o título. Para ele, preencheu-se uma lacuna na listagem do Patrimônio Mundial:

— É um reconhecimento muito importante. Se observarmos que a lista do Patrimônio Mundial representa o país, então faltava nela o Rio, que representa a imagem mais difundida do patrimônio brasileiro no mundo.

O presidente do Iphan também destacou a importância das políticas públicas neste momento para que a cidade mantenha a conquista.

— Temos que conseguir construir uma política pública que harmonize com as políticas que são de natureza setorial: política de habitação, de meio ambiente, etc. Pensaremos numa política transversal que consiga realmente responder aos desafios de fazer a gestão de um território.

Cariocas e turistas comemoram o novo título em dia de sol e céu azul

A notícia de que o Rio foi reconhecido mundialmente como uma bela paisagem cultural urbana foi comemorada por cariocas e turistas que aproveitavam o domingo de céu azul e o sol vibrante em pleno inverno. Com o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar tatuados na perna direita, a estudante Ingrid Barros esbanjava o sorriso de quem se orgulha do lugar onde vive. O desenho foi feito no último dia 1º de março, aniversário da cidade, como homenagem.

— Acompanhei a votação e vibrei com o resultado. Tanto as belezas naturais quanto as pessoas da cidade são especiais e diferentes de qualquer lugar do planeta — disse.

Pela primeira vez na cidade, o coordenador de transportes Maurício de Souza também acha que a cidade mereceu:

— Já achava a cidade bonita, mas ao vivo é melhor ainda. Mesmo sendo de Santos, fico contente com o título — elogiou ele, que ontem fez uma caminhada no Aterro do Flamengo e tirou muitas fotos.

Mineira, a guia de turismo Eugênia Machado vive no Rio há 25 anos e se declara apaixonada pela cidade e pelo bairro que escolheu para morar, Copacabana.

— Tenho paixão por este lugar, e agora todos vão saber o quanto é lindo — comemorava Eugênia, que neste domingo passeava pela orla ao lado da irmã, Gesolina de Paula.

Repercussão também nas redes sociais

A vitória do Rio como Patrimônio Mundial foi comemorada nas redes sociais como se fosse final de campeonato de futebol. Orgulhosos, os cariocas compartilharam imagens da cidade e discutiram sobre a decisão unânime em que 21 países elegeram o Rio como patrimônio da humanidade.

No Facebook, um post da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido teve mais de 2 mil compartilhamentos. E os mais de 200 comentários parabenizavam os cariocas pela conquista.

Nos trending topics do Rio de Janeiro no Twitter, os assuntos Patrimônio Cultural da Humanidade e Unesco estavam entre os mais comentados na rede social. A cantora Preta Gil comemorou a notícia com a hashtag #OrgulhodeSerCarioca.

No Instagram, os cariocas aproveitaram o dia ensolarado para tirar fotos de vários monumentos históricos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar e homenagearam a cidade.

Título demorou uma década para chegar

A Unesco incorporou o conceito de paisagem cultural a suas diretrizes em 1992 e, desde então, a categoria foi incluída na lista do Patrimônio Mundial, reconhecimento instituído pela convenção de 1972 da entidade. Locais onde a interação humana com a natureza ocorre de forma harmônica podem ser indicados ao título por meio de dossiês com argumentos que justifiquem a escolha.

A primeira candidatura do Rio a patrimônio mundial foi apresentada em 2002, mas não foi adiante. Em setembro de 2009, o (Iphan), em parceria com o governo estadual, a prefeitura, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco, entregou à organização o dossiê completo da pretensão do Rio, justificando o valor universal da cidade em função da interação entre a beleza natural e seus moradores.

Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, acompanhou todas as tentativas do Rio de conquistar o título. Para ela, a cidade ainda tem muito a fazer, como despoluir a Baía de Guanabara, reduzir a ocupação de áreas verdes e recuperar áreas degradadas. No entanto, ela reconhece a cidade como excepcional:

— O Rio tem condições geológicas marcantes e sua ocupação, historicamente, dialogou de forma harmônica e criativa com essas características naturais. Os jardins de Burle Marx, no Flamengo, e o calçadão de Copacabana, que remete às formas das ondas do mar, são exemplos disso. A cidade, às vezes, se rende à natureza e por outras interfere nela, criando uma nova natureza.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.