Torcida organizada não é sinal de violência

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

O futebol é um jogo que mobiliza a paixão de diversas pessoas espalhadas pelo mundo. Praticado em centenas de países, este esporte também conhecido como paixão nacional, desperta muito interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha real certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios de jogo de bola em várias culturas antigas. Esse jogo ainda não era o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstrava o interesse do homem por este tipo de esporte, desde os tempos antigos.

 O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895, entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre funcionários da Companhia de Gás e a Companhia Ferroviária São Paulo Railway. O primeiro time a se formar no Brasil foi o São Paulo Athletic Club (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

 Para homenagear os times, torcedores se agrupavam, surgindo assim as torcidas organizadas. A primeira torcida organizada no Brasil foi feminina. Exatamente no início das atuações do Atlético Mineiro, as mulheres iam aos estádios com bandeirinhas uniformizadas para acompanhar seus maridos. É obvio que nessa época a violência nem passava perto do estádio, o que significa que torcida organizada não é e não deve ser sinônimo de violência. Torcida organizada é definida como um grupo de torcedores que acompanham constantemente os times durante suas partidas no estádio, que se vestem e se comportam de maneira coletiva.

Hoje, em vários países, onde o futebol é considerado importante não apenas como esporte e lazer, mas também, na sua economia, essas torcidas chamadas de organizadas, transformam essa “organização” em atos de vandalismo que assustam a sociedade e dão muito trabalho as autoridades com esses atos indesejados. Em São Paulo e no Rio de Janeiro as Manchas Verdes e os irresponsáveis dos Timões, quando se encontram, a coisa é feia. O pau come e de um lado ou do outro, jovens são espancados e muitas das vezes, mortos.  Em Pernambuco, as chamadas torcidas organizadas não apresentavam tanta violência em seus encontros, mas, no último domingo dia 15, após cenas de desordem e vandalismo, as “torcidas organizadas”, Inferno Coral, do Santa Cruz e Jovem, do Sport, se enfrentaram violentamente, ao ponto de serem proibidas de ir a qualquer estádio no Campeonato Pernambucano – Coca-Cola 2012. A medida foi tomada pela Federação Pernambucana de Futebol, responsável pela organização da competição, em reunião com a Polícia Militar de Pernambuco que atende à recomendação do Ministério Público de Pernambuco, pelo veto às organizações.

 No clássico entre Sport e Santa Cruz, na Ilha do Retiro, torcedores do Santa Cruz fizeram um quebra-quebra nas instalações da área dos visitantes. Após o jogo, quase cem ônibus foram depredados, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transportes. Além disso, a morte de dois torcedores do Santa Cruz Futebol Clube, após o clássico desse domingo, sob investigação, pode ter relação com esses tumultos provocados pelas chamadas “torcidas organizadas” em Pernambuco.

 Esse tipo de violência precisava ser combatido com políticas eficientes para que torcida organizada não seja transformada em atos de violência. O medo de ir ao estádio, nas grandes cidades, ainda ronda a maioria das pessoas.

GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil. É Deputado desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.