Trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima cruzam os braços mais uma vez
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Na quarta tentativa de voltar aos trabalhos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), nesta segunda-feira (13), os operários do empreendimento cruzaram os braços novamente. Isso porque o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem de Pernambuco (Sintepav-PE) não conseguiu abonar os 11 dias de paralisação, que irão ser descontados pelas empresas. Policiais militares reforçaram a segurança nos arredores da refinaria e um helicóptero da Secretaria de Defesa Social sobrevoava a área.
Os operários começaram a chegar no canteiro de obras por volta das 6h, quando foram orientados pelo Sintepav a não iniciarem os trabalhos. Por volta das 09h30, as empreiteiras do consórcio que constrói a refinaria decidiram ceder e liberaram os homens por hoje. No entanto, a decisão sobre o corte ou não dos 11 dias parados ainda vai ser resultado de uma reunião entre o Sintepav e o sindicato das empresas que acontece nesta segunda-feira (13).
Durante a manhã, a movimentação no entorno da Rnest foi tranquila. De acordo com alguns trabalhadores, eles entraram na obra, tomaram café da manhã, bateram o ponto do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem de Pernambuco (Sintepav-PE), mas não trabalharam. Os seguranças da refinaria vistoriaram todas as malas dos operários para evitar qualquer confusão, como ocorreu na semana passada.
O presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral, compareceu às obras da refinaria e disse que não vai abrir mão dos dias paralisados, porque eles representam 30% do salário dos trabalhadores. Ele disse ainda que falou com sidicato das empresas e que está esperando posicionamento oficial. De acordo com Amaral, se empresas não cederem e abonarem os 11 dias paralisados, os trabalhadores não irão voltar às obras e poderão estender a greve para outras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Atualizada às 10h05
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário