Trânsito de Petrolina vira caos e inferniza vida dos motoristas
Se já era ruim dirigir nas ruas do centro de Petrolina, a EPTTC tem conseguido deixar pior, levando a estado de caos em vários pontos da cidade.
No intuito de desafogar a Avenida Guararapes, a mais larga via do centro, a empresa municipal de transporte simplesmente passou a determinar mudanças de percurso, fechamento de ruas, utilizando a avenida em mão única.
Se o intento é transformar a Avenida Guararapes num cartão-postal para ficar bem na foto da mobilidade urbana, o governo municipal conseguiu – enquanto as estreitas ruas vizinhas estão intransitáveis, levando motoristas à loucura do estresse, a Guararapes está lá, vazia, tranquila, como se o trânsito da cidade estivesse perfeito.
Mais grave ainda é a situação dos pais dos alunos do Colégio Maria Auxiliadora, que fica bem no centro da cidade.
Antes, o fluxo pela Guararapes facilitava o acesso dos país ao portal de saída dos estudantes. Agora, quase toda a avenida está tingida de amarelo, proibindo estacionamento.
A rua Antônio da Santana Filho, que fica na outra lateral do colégio, passou a ser o único caminho para ônibus e para todos os automóveis agora impedidos de transitar pela Guararapes.
Como é uma rua estreita, centenas de pais estão vivendo o drama de passar até 15 minutos congestionados e ainda não conseguem estacionar os carros para deixar as crianças na escola.
Além disso, estão preocupados com o fluxo intenso de carros na rua em que centenas de crianças e adolescentes têm que circular todos os dias.
Muitos pais já procuraram a direção da escola, solicitando que a escola interceda junto à prefeitura, para tentar mudar a situação.
Toda a Guararapes pode virar área de cobrança da Zona Azul
A informação que obtivemos de dois guardas de trânsito nesta manhã de sexta(03) é que a prefeitura deve transformar a grande área da Guararapes em zona azul. Quer dizer: além do caos à população, ainda haverá mais carga financeira.
Engenheiro de Recife teria elaborado o projeto do novo trânsito de Petrolina
Ainda de acordo com informação de guardas da EPTTC, toda essa modificação teria sido elaborada por um engenheiro de trânsito de Recife. Perguntado se o engenheiro considerou a questão da escola, do espaço amplo da Guararapes e da estreiteza da Antônio de Santana, o guarda respondeu que “achava que ninguém havia pensado nisso, mas que comentaria na empresa sobre o assunto, pois muitos pais já estavam reclamando”.
Mais distância em todos os percursos
Outro problema enfrentado pelos motoristas em Petrolina, agora, é o aumento da distância e, consequentemente, do gasto de tempo e dinheiro.
Para quem deseja ir ao centro, saindo do bairro São José, por exemplo, ou pega a orla, ou tem de fazer contorno nas proximidades do Gigo, na já se aproximando da Vila Eduardo.
O entorno do monumento da Integração, onde acidentes ocorrem com enorme frequência, nenhuma melhora se tem visto, apesar de toda essa mudança feita pela EPTTC.
Sobre isso, ouvimos do guarda de trânsito que conversou com nossa equipe, mas não quer o nome citado nesta matéria: “É o preço do progresso”.
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Carlos Britto, Parabéns pelas matéria, realmente o Prefeito e seus assessor estão fazendo estas mudanças de forma equivocada, outro dia fui a Juazeiro pela orla e às 19:00 estava engarrafado a partir o hotel Palace ao posto orla. A av. Guararapes está completamente ociosa, temos que fazer vários arrodeios para chegar aos locais, e estas passagens de pedestres mal colocadas e juntas também prejudicam muito o trânsito. PORQUE FECHARAM A O CRUZAMENTO DA AV. DA INTEGRAÇÃO COM A MONSEOR ANGELO SAMPÁIO (lado do antigo Bonzão) absurdo isto, complicando completamente, e os novos semáforos mal colocados (do HGU e o do Batalhão) absurdos para-se o trânsito para não passar ninguém.
Delculpe Gonzaga Patriota, é que eu estava lendo outras matérias também no outro Blog, os parabéns são para você.