Transposição tem novos prazos
Na reta final de um novo ano de paradas e abandonos dos trechos de obras da transposição do Rio São Francisco, o governo federal divulgou um novo cronograma para tentar concluir o atrasado megaprojeto. Pelas novas datas, quatro pacotes de obras terão edital lançado ainda este ano, sendo dois na semana que vem e os outros dois em dezembro. A quinta e última licitação está prevista para sair até março. A previsão do governo é ter até o final do primeiro semestre de 2013 todas as frentes da transposição reativadas.
Os novos editais previstos para publicação a partir da semana que vem são resultado de um “jeitinho” do governo com as empreiteiras da obra: alegando falhas nos projetos de engenharia, o Ministério reajustou lotes da transposição até o limite da lei, com altas de 25%, e depois ainda reduziu o volume de trabalho das construtoras. Ou seja, elas ganharam mais dinheiro para trabalhar menos.
Para dar uma ideia das distorções provocadas dentro da transposição, o lote 4, um trecho de 20 quilômetros entre Verdejante (PE) e Jati (CE), teve R$ 206,2 milhões contratados e só 7,4% de execução.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário