TRE-PE treina juízes, promotores e chefes de cartório para eleições
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), durante esta semana, está treinando juízes, promotores e chefes de cartório do Sertão e do Agreste para atuarem nas eleições de outubro. Na próxima semana, o treinamento será na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (6), o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, falou sobre o processo eleitoral de 2012.
Ao todo, são 130 pessoas que participam do treinamento; elas vão aprender e rever conceitos sobre candidaturas, convenções partidárias, leis de propaganda, entre outros assuntos. Um dos aspectos que está presente nas palestras oferecidas é a questão da internet: essa é a primeira eleição municipal em que a rede mundial de computadores poderá ser usada livremente na propaganda eleitoral.
“A lei é de 2009 pra cá e permite o livre acesso dos eleitores no facebook, blogs, comentários, assim como a participação do próprio candidato, porque, antes, a internet existia, mas num site mais fechado, registrado no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, contou Orson Lemos. A expectativa é de que haja uma maior interação entre candidatos e eleitores no âmbito das redes sociais.
Prazos
A convenção partidária, que é quando os partidos escolhem seus candidatos, acontece entre os dias 10 e 30 de junho. Entretanto, as propagandas só poderão ser veiculadas a partir de 6 de julho. No rádio e na TV, o prazo é diferente: a propaganda só irá se iniciar em agosto, 45 dias antes das eleições, encerrando no dia 5 de outubro.
Em Pernambuco, as cidades que poderão ter segundo turno são Recife, Olinda e Jaboatão, por apresentarem mais de 200 mil eleitores. Outras informações sobre as eleições podem ser obtidas pelo Disque TRE, no número 4009-9400.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário