Três de cada mil adolescentes brasileiros são assassinados antes dos 19 anos

Três de cada mil adolescentes brasileiros são assassinados antes de completar os 19 anos, segundo um estudo elaborado pelo Governo em associação com a Unicef e divulgado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

De acordo com projeções elaboradas pelos autores do estudo, pelo menos 36.735 brasileiros de entre 12 e 18 anos serão assassinados até 2016, em sua maioria por arma de fogo, em caso de se manter o atual ritmo de violência contra os jovens.

O estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a ONG Observatório de Favelas mostrou que o Índice de Homicídios de Adolescentes (IHA) subiu 14% em um ano, de 2,61 jovens mortos por cada mil em 2009 para 2,98 em 2010. Trata-se do maior nível desde que o índice começou a ser medido em 2005, quando a taxa era de 2,75 adolescentes assassinados por cada mil.

A taxa foi calculada por pesquisadores do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) a partir dos índices de criminalidade regionais e de estatísticas do Ministério da Saúde nas 283 cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes. O estudo concluiu que o homicídio é a principal causa de morte dos adolescentes no Brasil, com 45,2% dos casos. Os jovens entre 12 e 18 anos representam quase 13% da população brasileira.

Para a população em geral, o homicídio é a causa de 5,1% das mortes no país. “Nos últimos anos se manteve o contraste entre a tendência a redução do número de homicídios entre a população brasileira em geral e o aumento do número de homicídios de adolescentes”, denunciou o sociólogo Ignácio Cano, pesquisador da Uerj e um dos autores do relatório.

A pesquisa mostrou igualmente que os homens e os negros são a maior parte das vítimas da violência contra os jovens, em um país em que pouco mais da metade da população se declara descendente de africanos.

Segundo os dados de 2010, a possibilidade de um jovem de sexo masculino ser assassinado no Brasil é 11,5 vezes superior à de uma mulher da mesma idade. Da mesma forma, a possibilidade de um jovem negro ser assassinado é 2,78 vezes superior à de um jovem branco. Os adolescentes têm 5,6 vezes mais possibilidades de morrer por armas de fogo que por outro tipo de arma.

A pesquisa também constatou uma diferenciação segundo a cidade e a região onde a vítima vive, com um maior número de homicídios em regiões mais pobres. O índice de homicídios de adolescentes foi de 0,94 por cada mil em São Paulo, o estado mais rico e povoado do Brasil, e de 9,07 por cada mil jovens em Alagoas, um dos estados mais pobres. Em algumas cidades, como Itabuna, na Bahia, o índice foi de 10,59 adolescentes assassinados por cada mil. Em Maceió, a taxa foi de 10,15 mortes, e em Salvador, de 8,89 mortes.”A região nordeste se consolida como o maior polo de preocupação no país”, afirmou Ignácio.

Fonte: Agência EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.