Três décadas saudosas de Elis Regina se completam nesta quarta-feira.

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 17 de março de 1945, filha de Romeu Costa e Ercy Carvalho. Começou a carreira como cantora aos 11 anos, em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha. Aos 15, foi descoberta por um vendedor da gravadora Continental, que sugeriu sua contratação, e um ano depois, lançava o primeiro LP da carreira, Viva a Brotolândia. Mãe da cantora Maria Rita e dos músicos João Marcelo Bôscoli e Pedro Camargo Mariano, Elis teve dois casamentos sem sucesso. Em 19 de janeiro de 1982, há exatos trinta anos, ela morre de overdose de cocaína e bebidas alcoólicas.

Na década de 60, foi quando começou sua grande projeção, em festivais. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria, e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou “Arrastão” de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Isso lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV.
Elis ficou conhecida pela sua presença de palco estonteante e personalidade forte, daí o apelido “Pimentinha”. Elis Regina é considerada por muitos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.

Embora tenha morrido ainda jovem, Elis gravou dezenas de discos e foi responsável por lançar compositores como Belchior (“Como Nossos Pais”) e Milton Nascimento (“Canção do Sal”), além de imortalizar “Arrastão” (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), em uma apresentação no 1º Festival de Música Popular Brasileira, em 1965. A partir daquele momento, o país inteiro tomava conhecimento da gaúcha, que interpretava de maneira ímpar cada uma das canções de seu vasto repertório, que, inclusive, será revisitado por sua filha, Maria Rita, na turnê “Viva Elis”.

Para ajudar a reforçar o mito que foi Elis, estão para sair lançamentos de caixas de CDs com canções inéditas e livretos, além da reedição da biografia “Furacão Elis” (editora Leya) e uma turnê especial, protagonizada por Maria Rita, filha da cantora.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.