Turismo movimentou R$ 274 milhões durante Rio+20, diz prefeitura

O turismo na cidade movimentou R$ 274 milhões durante os 10 dias da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O número foi divulgado neste domingo (24) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que dois dias após o fim do evento, apresentou um balanço do legado que a conferência deixou para o município.

Segundo o secretário de Turismo, Pedro Guimarães, o Rio recebeu cerca de 110 mil turistas, um aumento de 50% em relação à previsão inicial. De acordo com as estatísticas da prefeitura, cerca de 45 mil pessoas estiveram no Riocentro, onde aconteceu o encontro dos chefes de Estado, e mais de 1 milhão de pessoas participaram dos eventos paralelos à Rio+20, principalmente da Cúpula dos Povos, que teve um público de 300 mil pessoas, e do Projeto Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, ambos na Zona Sul da cidade.

Durante o período da Rio+20, os hotéis da cidade chegaram a uma taxa de ocupação de 95%, sendo que os albergues atingiram a ocupação total de leitos. Pela primeira vez, a hospedagem domiciliar entrou nas estatísticas da prefeitura, através do programa Hospeda Rio, no qual são alugados quartos de residências.

A expectativa da Prefeitura é repetir o modelo de hospedagem domiciliar para os próximos grandes eventos que acontecerão no Rio, como a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Apesar da ocupação quase total dos hotéis, Paes ressaltou que o modelo de licitação que definiu a agência de viagens oficial da Rio+20 precisa ser aprimorado. A escolha foi feita pelo Itamaraty. Em maio, a agência Terramar foi obrigada a devolver mais da metade das 20 mil vagas de hotéis no Rio para o evento. A empresa foi acusada de cobrar 30% a mais nas diárias, ao invés dos 10% de comissão.

“Todos nós chegamos a conclusão que o modelo de licitação feito pelo Itamaraty precisa ser aprimorado”, declarou o prefeito.

Problemas no trânsito
Apesar das ações operacionais no trânsito durante a Rio+20, os motoristas sofreram com engarrafamentos na segunda (18) e terça-feiras (19). Nos dois dias houve manifestações populares no Centro e a chegada de 50% das delegações dos chefes de Estado. Para explicar o caos no trânsito, Paes apontou o comitê organizador da Rio+20, que, segundo ele, avisou com apenas dois dias antes a antecipação da vinda das delegações.

“Esgotar limite com aqueles que são responsáveis pela organização do evento com todas as informações é fundamental, talvez a gente não tenha esticado devidamente as cordas com o comitê organizador da Rio+20, e essa informação veio tarde para a prefeitura”, observou Paes.

Nos dias 20, 21 e 22, quando foi decretado ponto facultativo nas escolas e repartições públicas, a redução de deslocamento nos principais corredores viários da cidade foi de 27%, segundo dados da Coordenadoria de Engenharia e Tráfego do Rio (CET-Rio). A presidente da instituição, Cláudia Secin, informou que na Autoestrada Lagoa-Barra, a redução no tempo do trajeto chegou a 47%.

Coleta de 144 toneladas de lixo
De 15 a 23 de junho, foram recolhidas 144 toneladas de lixo nos locais que sediaram a Rio+20 e os eventos paralelos, além dos acampamentos e manifestações. A Comlurb, responsável pela limpeza urbana da cidade, informou que no Aterro do Flamengo, onde houve a Cúpula dos Povos, foram retirados 26,8 toneladas de lixo em sete dias de evento. Apenas na manifestação ocorrida na tarde da última quarta-feira (20), na Avenida Rio Branco, foram coletadas 12 toneladas de resíduos.

O secretário de Conservação, Carlos Osório, destacou que do total de lixo recolhido nos eventos da Rio+20, quase 1/3 foi proveniente de material reciclável, por meio de coleta seletiva realizada por garis da Comlurb e cooperativas de catadores.

Volta à rotina
Para a segunda-feira (25), primeiro dia útil após a Rio+20, a CET-Rio informou que as vias de chegada à cidade terão uma atenção especial para evitar grandes congestionamentos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.