Turistas de malas prontas para a temporada de cruzeiros

Embarcação Empress, da companhia Pullmantur, aportou na capital pernambucana nesta sexta-feira (23) (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press)

Quem passou pelo bairro do Recife pode ver um cenário diferente no porto.  Já na Ponte Limoeiro, ao invés da vista para o mar, os recifenses conseguiam visualizar um navio gigante e espelhado parado próximo ao Forte do Brum. A embarcação Empress, da companhia Pullmantur, aportou na capital pernambucana nesta sexta-feira (23) para receber 1.083 passageiros de vários estados brasileiros. O navio foi o primeiro desta temporada de cruzeiros – que começou no último dia 2 e segue até o fim de abril –, a realizar embarque de turistas no Porto do Recife. A operação também foi a primeira da Agemar Transportes após a nomeação da empresa como responsável pela logística de passageiros no porto da cidade.

“Mobilizamos mais de 60 pessoas para organizar a operação de check in. Como o porto ainda não tem um terminal de passageiros, tivemos que improvisar e, neste caso, como não podemos oferecer conforto nas instalações, o jeito foi colocar muita gente para trabalhar e oferecer agilidade”, explica Manoel Ferreira, diretor da Agemar. Segundo ele, a expectativa do setor de turismo e logística pernambucano é que o projeto do terminal fique pronto até o fim de 2013. “Quando o Porto do Recife estiver reformado complemente, pretendemos abrir na cidade cruzeiros curtos de um ou dias para capitais próximas como Natal e Maceió. Será uma novidade aqui, mas isso funciona muito bem no Sul do país”, detalha.

Navio trouxe 1.083 passageiros de vários estados brasileiros (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press)Para o casal paraibano de advogados Leonardo e Natássia Costa, a falta de infraestrutura para embarcar passageiros é, atualmente, um ponto negativo para o Porto do Recife. “Quando as pessoas viajam estão em busca de conforto e tranquilidade. Hoje está sendo tudo muito corrido e o calor está incomodando muito”, reclama o advogado. De acordo com ele, as operadoras de turismo não informaram nada sobre a deficiência de embarque no local. “Apesar disso, estou empolgado com a viagem. Acho que cruzeiros são o meio mais seguro para o turista e ainda oferecem mais atividades para as crianças.”

Raimundo e Simone Almeida nem se incomodaram com a falta de estrutura do embarque (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press)
Raimundo e Simone Almeida nem se incomodaram com a falta de estrutura do embarque
Já o casal de administradores Simone e Raimundo Almeida, que veio de Belém para o embarque, nem se importou com a confusão na hora do check in. Eles estão viajando para comemorar 25 anos de casados e chegaram na capital pernambucana três dias antes da saída do Empress para aproveitar as belezas locais. “Adoramos tudo no Recife e agora estamos ansiosos para curtir Salvador”, afirma Simone Almeida. “Também estou empolgada com as paradas no Rio de Janeiro e em Santos, que é nosso destino final, mas tenho certeza que será difícil encontrar um povo tão receptivo como o recifense”, completa.
Nesta temporada de cruzeiros, outras 50 paradas de navios devem acontecer no Porto do Recife, de um total de 21 embarcações com 49 mil passageiros. Destas, apenas cinco atividades serão de embarque. Até o ano passado, esta operação era realizada pelo Porto do Recife. A mudança para a Agemar foi realizada em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a qual prevê que as operações portuárias devem ficar a cargo de empresas pré-qualificadas para a prestação deste serviço.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.