UFRPE poderá pagar até R$ 250 mil por desmatamento ilegal

De 50 à 250 mil reais. Essa é a variante do preço que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) poderá pagar pelo desmatamento ilegal ocorrido perto do Departamento de Pesca. O objetivo é construir uma biblioteca de 1.860m². A universidade, que forma anualmente profissionais protetores do meio ambiente, no curso de Engenharia Florestal, estava irregular quanto supressão da área de vegetação nativa. O fato afetou significativamente a fauna, como também os lençóis freáticos. Por ser mata fechada, o espaço ainda contribuía para a ambientação de um microclima, controlando a umidade da região.

“A área foi descoberta por uma vistoria da brigada ambiental que imediatamente entrou em contato conosco da Seman”, explica Roberto Luis, engenheiro agrônomo e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura do Recife (Seman). A brigada ambiental, que faz vistorias diárias por toda a cidade, passou pela área ontem (18) à tarde, onde foi observada uma movimentação estranha. O grupo verificou se a construção havia licença na prefeitura e, com a resposta negativa, no mesmo dia solicitaram a paralisação da obra.

“Em primeiro momento, o alerta foi verbal. A universidade e a construtora Directa Engenharia foram notificados para aparecer amanhã (20) à secretaria. Caso não estejam dispostos a se regularizarem, entraremos com um processo administrativo e interditaremos o local”, conta Roberto.

Para ter feito a obra, a instituição precisaria de licenças ambientais. Esses documentos são algumas adequações que devem ser feitas para a construção, assim como a formalização do quanto vai ser desmatado. A Seman iria estudar o possível impacto na fauna e flora , a necessidade da retirada da vegetação e avaliaria se a obra poderia ser feita. “Talvez pudesse ser até autorizada, mas para isso eles deveriam ter nos solicitado a vistoria”, conclui o engenheiro.

A universidade já teve problema antes. Há pouco mais de um ano ela foi atuada por erradicação, retirada completa de árvores. Segundo a assessoria da UFRPE, a universidade vai investigar o caso e disse que é política da instituição, após derrubada de vegetação, outra área é reflorestada.

A brigada ambiental foi criada em 1999 num parceria entre as secretarias de Serviços Público e de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente. O grupo, formado por guardas municipais, tem a função de prevenir e coibir as agressões ambientais, conscientizando e incentivando a preservação da natureza. As denúncias contra crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (81)3355-4602. São caracterizados crimes desse porte maus tratos a animais, queimada de lixo, poluição sonora e atmosférica, construção irregular, corte de árvore e resíduo sólido jogados em aterros.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Conheço o trabalho da Brigada Ambiental e vejo que realmente esse pessoal se dedica na preservação do meio ambiente apesar das dificuldades que eles enfrentam. Acredito que com uma maior atenção aos problemas ambientais toda a sociedade só tem a ganhar! Parabéns a todos que lutam por mundo melhor como você, Deputado Gonzaga Patriota!

Lara Santos.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.