Um encontro de super foliões nerds

a590d1079e1638318c52fe77b2eb84f3.jpgE eis que o feitiço virou contra o feiticeiro. Uma experiência como o Galo da Madrugada é mais forte e transformadora do que o anel do poder criado por Sauron, o Senhor do Escuro, em The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis). Quando elaborei o plano malígno de levar os primos paulistas para brincar no maior bloco de Carnaval do mundo não imaginava que eu mesmo iria sucumbir à sedução de uma festa que só tem ideia da sua grandiosidade quem já foi um dia. Tanto que nem fiz cara feia quando, neste domingo, me chamaram para ir à concentração do bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça, na Cidade Alta, em Olinda. Até separei uma roupa mais adequada à ocasião. De uma camisa e uma bermuda de tecido camuflado eis que surge o capitão da Força Aérea Americana Guile, do Street Fighter, ou o seu alterego. Nada original, eu sei… mas foi o mais próximo de uma fantasia que consegui improvisar no guarda-roupa do meu irmão caçula marombeiro.

E chamem isso de uma transformação quase instantânea, viu? Porque quando fui ao Galo ontem só pensava em vigar-me dos parentes e ainda estava sob a influência do Lado Negro da Força. Por isso, saí com a primeira roupa que me veio na cabeça: a camiseta-amuleto de Wood Allen e uma bermuda surrada qualquer. Os galalaus despertaram no susto com a batucada que improvisei dos utensílios da cozinha e do jeito que estavam dormindo deixaram-se ir comigo ao Pinto da Madrugada, às sete da matina. Curaram a ressaca da noite anterior tomando uma lapada de cana de cabeça no desjejum. E, confesso, me acabei de rir ao vê-los fazendo caretas kkkkkkkkk. Mas a cachaça foi de leve, só para abrir os caminhos para o café da manhã que estava por vir: sarapatel. A prima ensaiou não comer  quando soube do que era feito o prato (tripas e outras vísceras de porco, além do sangue coalhado e cortado em pedaços). Mas expliquei inventando que aquilo era uma tradição da festa e da culinária pernambucana e recusar seria uma desfeita. Comeu de olhos fechados e, para minha surpresa, pediu bis. Ô bicha runhenta, vôte?

De bucho cheio, acompanhamos a orquestra do Pinto pelas ruas do Recife Antigo com um número razoável de foliões e meia dúzia de cachorros rabujentos. Desta vez consegui enxergar os detalhes da decoração de José Cláudio. Que belezura! (não foi bem esta palavra que exclamei, mas a outra era um palavrão muito ão e podia soar chulo demais para quem me lê aqui).  Apesar do forte odor de urina e mangue que insensava o Bairro Antigo, foi com alegria e disposição que o bloco seguiu atravessando ruas e pontes até a Avenida Guararapes, no Bairro de Santo Antônio.

Nesta altura, mesmo com as doses extras de cana que tomamos ao pé do galo gigante na Ponte Duarte Coelho, ainda estava firme na minha opinião sobre o Carnaval: festa de gente doida. E a maluquice parece ser contagiosa e generalizada. Porque em poucas horas faltava chão para a quantidade de palhaços, papangus, corvos, travestis e todo tipo de folião que quanto mais se espremia, mais sorria e brincava, formando uma grande massa da multidão. Quase impossível de achar alguém, mas muito fácil pra se perder.

Do Galo da Madrugada aprendi, pelo menos, duas lições pro resto da vida:

1- Antes de ir pra folia dê preferência a comidas leves, frutas, e muita água que passarinho bebe.

2- Se for brincar no meio da multidão, tire cópia dos seus documentos, separe o dinheiro e guarde-o em lugares diferentes (se possível, em bolsos camuflados ou algo assim) e, por nenhuma hipótese, leve o celular.

Lições aprendidas a duras penas, rumamos à Cidade Alta, em Olinda, como foliões mais safos e experientes. Eu disse folião?! É que…. bem… Já falei como a Ladeira da Misericórdia é íngreme? Pois é… só mesmo com super-poderes para subir aquele troço. Tem homem-aranha, tartaruga ninja e até aquele baixinho careca ali de túnica e pele verde…

– Yoda!!!! Eu não acredito!
– Por isso falha!, disse repetindo o diálogo clássico com Luke Skywalker, em Star Wars.

Visivelmente emocionado, abracei o Grande Mestre e balbuciei:

– Não sei se consigo subir toda a ladeira, mas vou tentar.
– Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há.

E pegou minha mão, guiando-me até o Alto da Sé.

Continua na segunda …

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.