União para o bem de Petrolina
Eleitos deputados estaduais em 1982, Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Coelho sempre atuaram em campos opostos na política, à exceção de apoio a chapas majoritárias a nível estadual, pelo PMDB e PSB, a exemplo das eleições de Miguel Arraes, em 1986 e Eduardo Campos em 2006 e 2010.
Disputaram o comando do executivo de Petrolina em duas ocasiões: primeiro em 2000, quando Gonzaga, praticamente sozinho, lutou bravamente para manter viva a chama do socialismo, quase nocauteada pela relevante vitória de Jarbas Vasconcelos ao governo do Estado, e em 2004, quando FBC venceu a eleição por uma mínima diferença. Naquele ano, Gonzaga também enfrentou o ex-deputado federal Osvaldo Coelho.
Desde o ano passado, quando passou a coordenar a bancada federal do Nordeste, composta por quase 200 parlamentares, Gonzaga Patriota passou a se aproximar de Fernando Bezerra Coelho, este já na condição de Ministro da Integração Nacional, exatamente para tratar de interesses da região como um todo, principalmente de assuntos relacionados a Petrolina e a Pernambuco.
Têm sido vários os encontros de trabalho entre ambos, e essa agenda administrativa redundou numa maior convergência de idéias e programas no campo político/institucional. Ocorreu que este clima de empatia recíproca, surgida em Brasília, conseguiu uni-los, não apenas na junção de forças em favor do Nordeste, mas também na política de Petrolina.
Entenderam que, juntos, já estando inclusive na mesma agremiação, o PSB, poderão, além de aumentar seus cacifes eleitorais, fortalecer e turbinar a legenda socialista para o pleito que se aproxima, onde o partido, associado a outros ligados ao governador Eduardo Campos, caminha para lançar o deputado federal Fernando Filho a fim de enfrentar o atual gestor, Júlio Lóssio, como também o deputado estadual Odacy Amorim, agora no Partido dos Trabalhadores.
Por outro lado, essa aproximação, em paralelo aos objetivos meramente eleitorais, plenamente absorvidos e comuns em nossa história política, faz surgir uma nova configuração de forças capazes de melhor e com mais prestígio buscar benefícios para Petrolina. Sem sombra de dúvidas nosso município, uma vez administrado por um membro do PSB e, sustentado e calçado politicamente, em Brasília, por essas duas forças que ora se irmanam, tem muito a comemorar e a crescer de forma sustentável no próximo quatriênio, ante a forte perspectiva de alavancar recursos federais.
Petrolina tem importantes desafios e preocupações com o futuro, principalmente em relação a questões voltadas à mobilidade urbana que, com o alarmante surgimento de novos veículos, já apresenta inúmeros pontos de congestionamento, onde se constata a imediata necessidade de se duplicar e criar novas vias, além da construção de alguns viadutos.
Paralelamente a isto, também se deve manter o foco num melhor incremento na geração de emprego e renda e atração de novas indústrias, bem como quanto ao fortalecimento de planos e ações voltadas ao social, como habitação, saúde e educação, sem esquecer outros “gargalos” que vêm desafiando os nossos administradores, como a feitura da macro-drenagem do município, saneamento e infra-estrutura de bairros periféricos, transporte, além de fortes demandas ligadas ao fornecimento de água.
Mais importante do que “olhar para o retrovisor” e de qualquer patrulhamento ideológico ou pontual, essa união de forças que ora se apresenta a Petrolina tem todas as condições de impulsionar o seu desenvolvimento.
Mesmo que não sejam novidade em nossa história política uniões como esta de Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Coelho, certamente grande parcela dos eleitores de ambos levará algum tempo para absorver o entendimento ora firmado, porém, brevemente a enxergará como positiva e alvissareira, visto ser uma aliança eleitoral e política construída a partir do ajuntamento dessas duas forças antes adversárias, que tem como único fim a busca de melhoria na qualidade de vida de todos.
* Gennedy Patriota é advogado militante, graduado pela UNB – Universidade de Brasília e pós-graduado em Direito Privado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)






Nenhum comentário