Unidade terapêutica interditada em PE continua atendendo pacientes

Após a interdição cautelar da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), realizada na última segunda-feira (10), o centro de tratamento de pessoas com dependência química Nova Aliança continua funcionando como uma comunidade terapêutica, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Apevisa, o local não pode funcionar como clínica, pois precisa de adequações.

 A unidade também recebeu denúncias sobre possíveis casos de maus-tratos – o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) continua investigando a situação descrita por alguns internos. Na quinta-feira (13), alguns pacientes voltaram ao centro de tratamento, que funcionava normalmente. A diretoria da Nova Aliança contou que já está recorrendo na justiça por conta da interdição cautelar. De acordo com a Apevisa, o local estava funcionando de forma irregular.


Segundo o advogado da unidade, Samuel Andrade, a Nova Aliança atuava dentro das determinações legais. “Estamos tomando as medidas cabíveis em relação a isso, juntamente com o poder judiciário, entrando com uma ação para anular esse ato que a Vigilância Sanitária estadual fez, para poder voltar ao estado que era antes, considerado como clínica”, contou.

Do jeito que a unidade está funcionando atualmente, para Apevisa, não tem problema – como comunidade terapêutica, o espaço está credenciado; já como clínica, por enquanto, não pode. De acordo com a Apevisa, a comunidade terapêutica estava agindo de forma irregular como clínica, aplicando medicamentos sem médicos e profissionais qualificados para o atendimento. Além disso, remédios sem receitas e um ambulatório sem equipamentos adequados teriam sido encontrados na unidade.

Jaime Brito, gerente geral da Apevisa, disse que a medida cautelar foi para proteger os dependentes químicos. “Foi interditado como clínica porque, segundo uma equipe do Conselho de Medicina, o atendimento que eles estavam prestando põe em risco a saúde dos pacientes. Eles foram interditados para afastar o risco”, contou. “Nós temos médicos psiquiatras, médicos clínicos, equipes de enfermagem 24 horas e todas as medicações são feitas através de prescrições médicas, comprovadas em documento”, respondeu Fábia de Lima Silva, enfermeira chefe da unidade.

 Maus-tratos

Além das irregularidades na área clínica, o MPPE e a Polícia Civil estao investigando ainda denuncias de maus-tratos. Pelo menos dez pacientes prestaram queixas na delegacia de Camaragibe, na segunda-feira – no mesmo dia, todos os 40 pacientes foram liberados da comunidade pelo Ministério Público. Alguns foram embora, mas outros quiseram ficar.

De acordo com o MPPE, os menores foram encaminhados para as famílias ou foram abrigados. Pacientes que quiseram ficara na Nova Aliança contaram que estão se recuperando. “Aqui é uma casa que me acolheu, tem uma equipe aqui que nunca me abandonou. Sempre me ajudam com uma palavra, um conforto”, contou o paciente Leandro de Souza.

O MPPE disse que vai voltar à Comunidade Nova Aliança na próxima semana para saber se ela cumpriu tudo que foi solicitado na segunda-feira. Caso a direção da unidade terapêutica não tenha se adaptado, o local poderá ser fechado.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.