Urnas começam a chegar nos locais de votação no Grande Recife
Em 2012, os eleitores vão escolher prefeito e vereador; uma ação que pode durar alguns segundos na cabine de votação. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 22 mil urnas foram preparadas, emPernambuco, para serem usadas no próximo domingo (7). No Parque de Exposições do Cordeiro, na capital, estão cerca de 5 mil urnas que seguem para os locais de votação no Recife, em Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Os caminhões começaram a fazer o transporte nesta sexta-feira (5), desde o início da manhã.
Mais de 30 caminhões carregam as 5 mil urnas eletrônicas para 4.410 seções eleitorais, em 515 locais de votação – o serviço deve ser finalizado até as 14h. De acordo com chefe da seção de voto informatizado em Pernambuco, Edvan Feitosa, após as máquinas chegarem aos colégios, são levadas para um sala, onde ficam guardadas até o próximo domingo (7). “Após a entrega, as equipes do TRE passam pelos locais, fazendo o que a gente chama de ‘vistoria das urnas’. É o procedimento que o pessoal pega a urna, liga, verifica se ela carregou o sistema. Estando tudo ok, ela fica lacrada”, comentou.
O teste serve para garantir que não aconteceu nenhum problema no transporte das urnas e se houver necessidade, fazer a troca das máquinas. Uma equipe da Justiça Eleitoral segue cada ônibus e Polícia Militar faz a segurança dos prédios. “São preparadas urnas de contingência, justamente para garantir em caso de quebra durante o dia, já tenhamos outras urnas para substituir, para evitar demora no processo de votação”, disse Edvan.
Além das urnas que saem do Recife, outros 18 polos do estado começam a distribuição pelas cidades de sua região. As máquinas partem de Ouricuri, Salgueiro, Petrolina, Petrolândia, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Vitória, Surubim, Carpina, Recife, Palmares, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Limoeiro e Afogados da Ingazeira. Ao todo, são 360 veículos utilizados.
Votação
Quem está fora do domicílio poderá solicitar um formulário e ir a alguma seção eleitoral qualquer, para justificar a ausência. “Quando terminar a votação, vai haver uma transmissão da minha falta para o TSE, mas depois na seção que eu justifiquei haverá uma nova transmissão. Então meu voto estará justificado”, contou Henrique Melo, coordenador da propaganda eleitoral no Recife.
Para o dia da eleição é permitida a utilização de “cola” com o número dos candidatos. É proibido utilizar camisa com foto de candidato e ficar na porta da sessão fazendo boca de urna. A Justiça permite a utilização de bottoms e adesivos do candidato.
Fonte: G1 pe
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário