Uso incorreto de aparelhos touchscreen pode trazer problemas à saúde

Em casa ou no trabalho, os smartphones são cada vez mais comuns na rotina mãos dos brasileiros. A tecnologia dos aparelhos touchscreen facilita o cotidiano de quem precisa estar sempre conectado. No entanto, o uso contínuo e a repetição de movimentos pode causar sérios problemas à saúde dos usuários, como tendinites, dores crônicas na musculatura do corpo e até mesmo problemas sérios na coluna cervical. As doenças podem ser evitadas com o modo correto das novas tecnologias.

Muitos que agregaram esses objetos à rotina de trabalho e lazer já sentem as consequências do uso contínuo. Uma dessas pessoas é a arquiteta Ana Maria Rocha, 29 anos. Ela reuniu no smartphone todos os recursos de fotos, internet e aplicativos que utiliza nos afazeres diários. “Quando chego em casa, ainda acesso as redes sociais, geralmente deitada. Pouco tempo depois, sinto dores nas articulações dos dedos e também no pescoço”, confessa. “Nestas horas eu paro por um tempo e faço outras atividades”.

A arquiteta admite que o uso contínuo de tanta tecnologia já produz efeitos indesejáveis no organismo. “O corpo dói, mas não se pode ficar sem usar esses equipamentos”, resiguina-se.

Assim como ela, milhares de brasileiros também não conseguem se desconectar. De acordo com informações do Internacional Data Corporation (IDC), só no ano passado cerca de nove milhões de smartphones foram vendidos no Brasil, um aumento de 84% em comparação a 2010. Esses números preocupam alguns profissionais de saúde, já que grande parte da população utilza de forma inadequada os equipamentos.

“É comum que o paciente tenha o hábito de manusear smartphones ou tablets, por exemplo, deitado na cama, devido à mobilidade que o aparelho oferece. No entanto, a postura incorreta pode gerar patologias características nas mãos e nos dedos, além de problemas na coluna e em membros superiores”, explica a fisioterapeuta Teresa Pedrosa.

Entre esses problemas estão as tendinites de D’Quervain, hipertrofia muscular nos dedos, punhos e desequilíbrio nas articulações do pescoço e dos obros. Causados muitas vezes pela digitação e pelo manuseio e posicionamento incorretos. “O ideal seria usar alguns destes aparelhos devidamente sentado, com a postura reta, apoiado à mesa”, aconselha a fisioterapeuta.

Outra orientação da profisisonal é apoiar os cotovelos na mesa ou na cadeira, para evitar sobrecargas nesta região do corpo. Para os que utilizam com maior frequência durante o dia, devido às atividades no trabalho, ela ressalta alguns pontos. “É importante levantar, andar, alternar os movimentos executados, alongar ou até mesmo se espreguiçar. Intervalos de dez minutos podem ajudar a diminuir a tensão em pontos específicos do corpo, além de não ultrapassar duas horas diárias de uso contínuo”, resume.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.