Vacina brasileira contra dengue vai ser testada
O Instituto Butantan espera iniciar em um mês em São Paulo os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda.
O médico imunologista Jorge Kalil, um dos responsáveis pela vacina, disse que o início dos primeiros testes com seres humanos depende apenas da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
Após a aprovação, o instituto poderá iniciar o recrutamento de 300 voluntários nos quais a vacina será experimentada. O produto, desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas, da USP, já passou por testes em diversos grupos de 20 pessoas, nos Estados Unidos, para avaliar sua segurança.
“Pretendemos iniciar em 30 dias essa nova etapa, que deve se prolongar pelos seis meses seguintes”, afirmou Kalil. Ele explicou que a terceira fase, que também irá durar seis meses, será com testes em pessoas expostas a áreas com altos índices de casos de dengue.
No País, porém, há outra vacina sendo testada que pode ser colocada no mercado em 2014. O laboratório francês Sanofi Pasteur atua em cinco capitais brasileiras (Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória) para verificar os efeitos – o medicamento mostrou capacidade para proteger contra três das quatro cepas virais causadoras da doença.
O Instituto Butantan acredita que, por ser desenvolvida em boa parte no País, a vacina brasileira possa ter um custo inferior. O único método atual de prevenção contra o vírus é combater o mosquito Aedes aegypti com inseticidas (fumacê) e com a eliminação dos focos de propagação da doença, em águas paradas.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário