Vaga do Brasil no Conselho da ONU não depende dos EUA, diz Hillary

Apesar de já ter o sim de vários países, a entrada do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas não depende apenas do apoio norte-americano, disse nesta segunda-feira (16) a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Em visita a Brasília, ela afirmou que uma reforma do órgão, que provavelmente incluiria a maior potência sul-americana, está sendo travada por outros membros permanentes.

“Estamos comprometidos com esforços de reforma na ONU, não apenas no Conselho de Segurança. Acreditamos que os EUA mostraram um compromisso maior com a reforma do que todos os colegas do Conselho”, disse Hillary em entrevista que concedeu ao lado do colega brasileiro, Antonio Patriota (Relações Exteriores). “Mas também aprendemos que até que outros países se comprometam, não faremos o progresso necessário”, completou ela, sem citar quem impediria a mudança.

O Conselho de Segurança é formado por cinco membros permanentes (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) e uma reforma é estudada para que países emergentes possam ser integrados ao órgão.

“Os EUA admiram a crescente liderança e a aspiração do Brasil para se juntar ao conselho como membro permanente”, disse ela. Para Hillary, “no coração dessa parceria entre Brasil e EUA estão os valores”, o que “tem sido aprofundado e ampliado em várias parcerias”.

Nesta tarde, Hillary e Patriota discutiram, além das parcerias, ações no Haiti, na África e na área energética. Mais tarde, ela jantará na residência oficial do ministro.

Os EUA já apoiaram abertamente outros países emergentes, como a Índia, a aspirarem um assento permanente no prestigioso Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em sua visita ao Brasil em março do ano passado, o presidente Barack Obama se limitou a “expressar apreço” pela disposição brasileira.

A secretária ainda elogiou a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, como uma mulher “muito inteligente e prática”. “O que o Brasil faz é complicado e custoso [na área do pré-sal]. Existem formas como nossas petrolíferas, que têm experiência, podem se associar à Petrobras, em condições estabelecidas pelo governo brasileiro”, disse Hillary. “Ela [Graça Foster] sabe que muito vai acontecer longe da costa e vai exigir muito investimento. É possível que os EUA e suas empresas participem.”

Hillary ainda criticou a decisão da Argentina de estatizar a petrolífera espanhola YPF. “Um mercado de energia aberto é sempre a melhor escolha”, afirmou.

A secretária comentou também sobre o novo regime da Coreia do Norte, que fracassou no lançamento de um foguete, e lamentou ataques no Afeganistão contra alvos norte-americanos.

A secretária norte-americana termina sua visita oficial ao Brasil na terça-feira (17), quando se reúne com a presidente Dilma Rousseff e participa de um fórum para transparência governamental. No mesmo dia ela segue para a Bélgica.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.