Verão começa nesta sexta-feira no hemisfério sul

A estação mais quente do ano, caracterizada pelo calor e pela recorrência de pancadas de chuva, começa nesta sexta-feira (21) às 9h11, no horário de Brasília. O verão incide sobre o hemisfério sul até o final de março e será marcado por temperaturas superiores à média histórica, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação deve registrar temperaturas máximas em torno dos 35ºC, em Apodi, no Rio Grande do Norte, e mínimas em torno de 12ºC, em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A previsão é que as chuvas fiquem acima da média na região Sul e abaixo do normal na região Nordeste. Nas demais áreas, o índice pluviométrico ficará dentro do padrão histórico. O Inmet não descarta, no entanto, a possibilidade de excesso de precipitação no Norte, Centro-Oeste e Sudeste durante os três primeiros meses do ano.

O verão 2012/2013 não será afetado pela influência do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “Em julho, o El Niño deu sinais de que iria se manifestar, mas recuou. Se a tendência tivesse se confirmado, ele elevaria as temperaturas e intensificaria a seca no Nordeste”, afirma o meteorologista Mozar de Araújo Salvador, do Inmet.

De acordo com ele, a previsão é que outro fenômeno climático iniba parte das chuvas no Nordeste.

Com a temperatura das águas do Atlântico Norte mais quentes que o normal e as do Atlântico Sul mais frias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), área próxima à linha do Equador, fica alojada ao norte de sua posição climatológica.

“A ZCIT é uma faixa permanente de convergência de ventos que gera muita nebulosidade. Ela se movimenta ao longo do ano, sempre aproximando-se do hemisfério mais quente, ou seja, daquele onde é verão. Esse é o principal sistema que gera chuva no Nordeste durante este período”, destaca Mozar.

Com a anomalia na temperatura de superfície do mar, a zona de convergência não consegue se aproximar o suficiente do Nordeste brasileiro para provocar chuvas, o que pode intensificar a estiagem em algumas áreas.

O Inmet também prevê os índices máximos e mínimos médios para as 290 cidades brasileiras onde estão instaladas as estações de meteorologia do instituto.

O cálculo das temperaturas é feito a partir das médias dos índices máximo e mínimo, para os meses de janeiro, fevereiro e março, entre os anos de 1961 e 1990. Veja as previsões:

Região Sudeste
A região Sudeste deve registrar a maior temperatura média, com 33,9ºC nos municípios de São Fidélis (RJ) e Aimorés (MG) durante o mês de fevereiro. Já a mínima prevista é de 12ºC em Campos do Jordão (SP).

Região Sul
Na região Sul, a temperatura máxima média deve ser de 33ºC em Foz do Iguaçu (PR) durante o mês de janeiro. A mínima será de 12,3ºC, em março, na cidade de Palmas (PR).

Região Nordeste
O Nordeste registrará mais calor em janeiro em Apodi (RN), com 35,4ºC. Já a temperatura média mais baixa para a região será de 17ºC, na cidade de Morro do Chapéu (BA), no mês de janeiro.

Região Norte
A temperatura média mais alta da região Norte deve ficar em 33,7ºC, no mês de março, em Boa Vista (RR). Por outro lado, a mínima ocorre em São Félix do Xingu (PA), com 19,6ºC, em janeiro.

Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a temperatura máxima deve ser de 32,9ºC, no mês de março, em Cuiabá. Já a mínima ocorre em Brasília, em janeiro e fevereiro, com 17ºC.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.