Vereador demonstra intolerância religiosa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
De acordo com a Constituição Brasileira o Estado é laico, o que garante a liberdade de culto religioso e separa Estado e Igreja. Pelo menos deveria ser assim. Mas, na sessão desta quinta-feira (27) da Câmara de Vereadores de Petrolina o que se viu foi um exemplo lamentável de intolerância religiosa.
Tentando atingir o candidato à reeleição Julio Lóssio (PMDB), o vereador Osinaldo Souza (PP), mirou na estátua da Mãe D’água, criada pelo artista plástico juazeirense Lêdo Ivo, que foi instalada nas águas do São Francisco.
Descaracterizando o personagem folclórico, que foi apresentado pelo próprio artista como a Mãe D’água, o vereador que é evangélico, acabou atingindo os cultos de matriz africana que têm como uma das divindades Iemanjá. “Isso é uma blasfêmia contra Deus. Alguém vem e me diz que é em nome de cultura. Mas que cultura? Me diga um livro mais cultural que a bíblia sagrada!… A figura de Iemanjá nem folclórica é, quanto mais pra alguém dizer que é cultura. Iemanjá é a profanação contra o próprio Deus”, protestou.
Em seu discurso o vereador ainda deu a entender que Lossio fez um pacto religioso. Souza disse que vai acionar o Ministério Público para retirar a imagem, que segundo ele custou R$100 mil. Em suas declarações, o vereador atacou chamando a escultura de aberração: “Vamos pedir ao Ministério Público que mande rancar (SIC) aquele ídolo a Iemanjá, aquela estátua a um demônio chamado Iemanjá. Não vou deixar minha cidade Petrolina ser amaldiçoada por alguém que não reconhece a divindade do Deus Jeová”, afirmou.
Em Petrolina há bairros, praças, ruas e outros espaços públicos com denominações que remetem a diversas manifestações religiosas. Uma prática corrente das administrações é a doação de terrenos para a construção de igrejas.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário