Versão de segurança não se encaixa

Algumas informações passadas à polícia pela peça fundamental para o esclarecimento da morte de Sérgio Falcão, o policial militar reformado e ex-segurança do empresário, Jailson Melo, não teriam se encaixado com os dados colhidos pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC). Segundo fontes policiais que pediram reserva, isso foi constatado na tarde desta segunda-feira (03), quando foi realizada, no edifício 14 Bis, na avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, uma reconstituição que terá fundamental importância para a elucidação do caso, ocorrido no último dia 28 de agosto. O resultado oficial desse trabalho só deverá ser divulgado com a conclusão do inquérito, quando todos os laudos das provas técnicas estiverem prontos.

As discordâncias entre os dados colhidos pelo IC durante as perícias preliminares e as informações dadas pelo PM reformado, na cena da morte, teriam sido em relação à posição do corpo do empresário e a rota utilizada por Jailson para deixar o apartamento. De acordo com as fontes policiais que falaram à Folha de Pernambuco, o fato de não terem sido divulgadas imagens do local do crime, vai contribuir para um melhor resultado da simulação.

Além do ex-segurança, que estava armado com uma pistola calibre 380 no quarto do empresário no momento da morte, participaram da reprodução simulada o porteiro do edifício, a empregada doméstica de Sérgio Falcão e o funcionário de uma lavanderia que foi entregar roupas. Esteve presente ainda um ator que representou o papel do empresário. Todos foram coordenados por três peritos do IC, dois do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), além de dois auxiliares e três delegados, sendo dois deles do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso.

A simulação teve início às 15h15, quando Jailson Melo, a pedido da polícia, pilotou uma moto para mostrar como fez no dia da morte. Vindo da rua dos Navegantes, ele utilizou a rua Félix de Brito para ter acesso ao portão da garagem do condomínio. Tocou ao interfone, se apresentou ao porteiro e entrou no edifício deixando a motocicleta na vaga de estacionamento do empresário. A partir daí, a Imprensa não teve mais permissão para registrar a reprodução, pois o restante ocorreu dentro do apartamento 1002, onde morava Sérgio Falcão.

Dentro do imóvel, foram efetuados, inclusive, dois tiros com bala de festim, para que os peritos pudessem verificar se do cômodo em que a empregada doméstica do empresário disse ter ficado, quando ocorreu a morte, dava para escutar o estampido. “Constatamos que de onde ela estava dava para ouvir. A funcionária então nos confirmou ter percebido o barulho, mas pelo nervosismo se confundiu. A simulação foi conclusiva, mas só depois vai ser dado o parecer final”, disse o perito Jairo Lemos. O gestor do DHPP, Casimiro Ulisses, explicou que a reprodução, feita em quase duas horas, serviu para confrontar tudo o que já foi colhido. “Apesar disso, ainda não mudou nada para nós. Continuamos na posição de incerteza”, disse.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.