Vigilância Sanitária reforça a inspeção dos alimentos mais consumidos na Semana Santa
A Vigilância Sanitária do Recife intensificou a fiscalização dos locais que comercializam alguns dos produtos mais consumidos durante o período da Quaresma e Semana Santa, como pescados, crustáceos, azeite, chocolate e bombons. A iniciativa é uma ação para assegurar a qualidade do que é vendido à população. O reforço teve início na segunda quinzena de março e só termina depois da Sexta-Feira da Paixão (6).
Segundo Emília Resque, assessora técnica da Vigilância Sanitária do Recife, em anos anteriores, os maiores problemas encontrados envolviam o acondicionamento inadequado e a falta de espaço para guardar os produtos. A assessora chama a atenção para as condições de estocagem desses alimentos.
Em relação aos ovos de Páscoa e similares, os compradores devem observar o prazo de validade, a integridade da embalagem do doce e o seu acondicionamento. A atenção deve ser grande principalmente se o item for de fabricação caseira, já que muitos não possuem o endereço do fabricante na embalagem. Pescados, crustáceos e chocolates contaminados, quando ingeridos, podem causar problemas gástricos e intestinais. Entre os principais sintomas estão náuseas, vômito, diarréia, febre, dores abdominais e de cabeça, podendo, em alguns, casos levar a morte.
Quem quiser tirar dúvidas sobre o assunto ou fazer denúncias de irregularidades no comércio dos pescados e chocolates pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde, no número 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.
Fonte: FOLHA-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário