Voos são cancelados e passageiros dormem em aeroporto em SP

Passageiros dormem no aeroporto de Congonhas após cancelamento de voosMais de cem passageiros tiveram os voos cancelados na noite desta quinta-feira (26) no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, devido à chuva que atingiu a cidade. Passageiros da TAM que deveriam embarcar para várias cidades reclamaram que a empresa demorou horas para dar assistência. Outros afirmaram que sequer tiveram direito a hospedagem e passaram a madrugada desta sexta dormindo no aeroporto.

Ao menos cinco voos da companhia foram cancelados, de acordo com passageiros que aguardavam para embarcar para cidades como Curitiba, Rio e Porto Alegre. A TAM não informou a quantidade e os destinos dos voos cancelados nem o número de passageiros.

O gerente comercial Leonídio Gomes dos Santos Filho, de Curitiba (PR), disse que teve o voo cancelado depois de o avião taxiar na pista para decolar. Segundo Filho, por volta das 23h os passageiros foram avisados dentro do avião que a companhia havia excedido o horário de decolagem e que todos deveriam desembarcar e remarcar o voo. Segundo informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba, fecha às 0h15.

Filho explica que ficou tranquilo porque já teve o mesmo problema de cancelamento em outro voo da TAM e, na ocasião, foi disponibilizado hotel e transporte. Para Filho, a surpresa de ontem foi ser informado que a companhia não tem obrigação de acomodar clientes em hotéis por causa do cancelamento de voos por problemas meteorológicos.

De acordo com o gerente comercial, os funcionários da TAM disseram que apenas os passageiros que faziam conexão em São Paulo seriam levados a hotéis porque neste caso a companhia tem obrigação. O guia de passageiros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) orienta os passageiros que eles devem ter assistência material, reacomodação e reembolso mesmo nos casos em que o atraso tenha sido causado por condições meteorológicas.

“Neste momento que falo com você estou sentado em um banco do aeroporto, com os pés para cima, tentando dormir para embarcar em outro voo nesta manhã. Vejo outras pessoas em dormindo em bancos e algumas no chão”, disse Filho.

O engenheiro Miguel Virgílio Petkovicz, que viajaria por volta das 22h para Porto Alegre (RS), também embarcou na aeronave e foi obrigado a desembarcar. “Um comissário disse que se demorássemos mais que dois minutos para nos acomodarmos o voo seria cancelado e foi às 23h03”, disse.

Mais de 40 minutos depois, a companhia informou que sairia um voo de Guarulhos às 4h30 com destino a Porto Alegre e ofereceu transporte para os quase 150 passageiros que esperavam. Segundo Petkovicz, ao menos 130 passageiros foram a Guarulhos, mas ele e o restante preferiram ficar no aeroporto e remarcar o voo para a manhã desta sexta-feira.

PALAVRA MÁGICA

Outra reclamação dos passageiros da TAM é que atendentes disseram que os hotéis em São Paulo estão lotados de turistas por causa da Fórmula Indy e congressos que ocorrem na cidade.

Leninha Brandão, empresária do cantor Zeca Pagodinho, que embarcaria com ele e outros integrantes da banda em um voo da TAM para o Rio de Janeiro, por volta das 21h, ligou para um hotel e confirmou que havia vagas em hotéis.

Cansada de esperar mais de quatro horas por uma solução, a empresária ameaçou chamar a imprensa. “Quando eu disse a palavra mágica imprensa, nosso problema foi resolvido”, disse Leninha.

O cantor Zeca Pagodinho e outros três músicos idosos da banda tinham desistido de embarcar e foram para hotéis logo que começou a confusão.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha, a TAM disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que “em razão do mau tempo da noite desta quinta-feira, 26, parte dos seus voos programados para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram cancelados ou tiveram seus pousos alternados para outras localidades. A companhia está prestando toda a assistência necessária aos passageiros.”

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.