Windows volta ao mercado
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com o lançamento oficial marcado para a próxima sexta-feira, dia 26, a atualização do sistema operacional da Microsoft, o Windows, chega ao mercado cercado de muitas expectativas. A maioria delas positiva, mesmo que isso envolva a perigosa proposta de reinventar o sistema. Mais do que um processo de modernização, o Windows 8 chega com a missão de reposicionar a Microsoft em um mercado cada vez mais exigente, que não só quer mudança, mas anseia inovação.
No que depender da Micrososft, os cerca de um bilhão de usuários do Windows podem esperar por isso. Segundo o coordenador do Centro de Inovação da Microsoft (MIC) Pernambuco, Yuri Bruscky, tanto funcionalmente como visualmente o sistema mudou completamente. “O Windows 8 foi melhor pensado, planejado e testado que os demais. Ele mudou para melhor”, afirmou Bruscky.
Projetado não só para desktop e notebooks, a interface Windows 8 style foi projetada também para funcionar em dispositivos sensíveis ao toque. “Foram extintos os botões de iniciar, maximizar e fechar. Todas as ações feitas no sistema, agora, serão baseadas em gestos. No computador, entretanto, tudo ainda poderá continuar a ser feito com o uso do mouse”, explicou Yuri Bruscky.
Usuário de todas as versões do Windows, o analista de sistemas Silvio Albuquerque, de 49 anos, não discorda de Bruscky. “Ele é bem melhor que o Windows 7 e lembra a estabilidade e rapidez do Windows 95”, descreve Silvio, que confessa ter estranhado as mudanças visuais. “Ele é completamente diferente. Para uma pessoa que nunca mexeu em um dispositivo touch é complicado. Mas, é uma questão de adaptação. Ele é bem mais prático”, adiantou o analista de sistemas.
Quanto à parte técnica, ele exige bem menos da máquina do que o antecessor, o Windows 7. “Ele precisa de 50% da capacidade total que o Windows 7 demanda para rodar. O Windows 8 é, realmente, muito leve”, disse o coordenador do MIC Etepam, Francinildo Kleyson. “Ele foi pensado para não ser mais fácil, como ser bem mais rápido também”, acrescentou Kleyson, que garante que o sistema não deixa a desejar quando o assunto é estabilidade.
Para o designer Edmiel Leandro, de 20 anos, essa combinação favoreceu muito o trabalho. “Ficou muito mais fácil de usar ele. A nova interface centraliza tudo de forma organizada na área de trabalho e também no Windows Explorer”, comentou Edmiel, que usa programas de altas performace constantemente e garante que o Windows 8 está se mostrando bastante eficiente.
Apesar das inúmeras mudanças, a perspectiva é de que o Windows 8 alcance rápida popularidade. “Se a pessoa trabalha no Windows 7 vai conseguir trabalhar no Windows 8”, comentou Francinildo. Essa popularidade passa pela política da Microsoft de facilitar a atualização do sistema a baixo custo para quem já tem um sistema original. “Tanto essa política como o crescimento do mercado de tablet irão favorecer muito a popularização do Windows 8”, concluiu o coordenador do MIC Pernambuco.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário