Windows volta ao mercado

Com o lançamento oficial marcado para a próxima sexta-feira, dia 26, a atualização do sistema operacional da Microsoft, o Windows, chega ao mercado cercado de muitas expectativas. A maioria delas positiva, mesmo que isso envolva a perigosa proposta de reinventar o sistema. Mais do que um processo de modernização, o Windows 8 chega com a missão de reposicionar a Microsoft em um mercado cada vez mais exigente, que não só quer mudança, mas anseia inovação.

No que depender da Micrososft, os cerca de um bilhão de usuários do Windows podem esperar por isso. Segundo o coordenador do Centro de Inovação da Microsoft (MIC) Pernambuco, Yuri Bruscky, tanto funcionalmente como visualmente o sistema mudou completamente. “O Windows 8 foi melhor pensado, planejado e testado que os demais. Ele mudou para melhor”, afirmou Bruscky.

Projetado não só para desktop e notebooks, a interface Windows 8 style foi projetada também para funcionar em dispositivos sensíveis ao toque. “Foram extintos os botões de iniciar, maximizar e fechar. Todas as ações feitas no sistema, agora, serão baseadas em gestos. No computador, entretanto, tudo ainda poderá continuar a ser feito com o uso do mouse”, explicou Yuri Bruscky.

Usuário de todas as versões do Windows, o analista de sistemas Silvio Albuquerque, de 49 anos, não discorda de Bruscky. “Ele é bem melhor que o Windows 7 e lembra a estabilidade e rapidez do Windows 95”, descreve Silvio, que confessa ter estranhado as mudanças visuais. “Ele é completamente diferente. Para uma pessoa que nunca mexeu em um dispositivo touch é complicado. Mas, é uma questão de adaptação. Ele é bem mais prático”, adiantou o analista de sistemas.

Quanto à parte técnica, ele exige bem menos da máquina do que o antecessor, o Windows 7. “Ele precisa de 50% da capacidade total que o Windows 7 demanda para rodar. O Windows 8 é, realmente, muito leve”, disse o coordenador do MIC Etepam, Francinildo Kleyson. “Ele foi pensado para não ser mais fácil, como ser bem mais rápido também”, acrescentou Kleyson, que garante que o sistema não deixa a desejar quando o assunto é estabilidade.

Para o designer Edmiel Leandro, de 20 anos, essa combinação favoreceu muito o trabalho. “Ficou muito mais fácil de usar ele. A nova interface centraliza tudo de forma organizada na área de trabalho e também no Windows Explorer”, comentou Edmiel, que usa programas de altas performace constantemente e garante que o Windows 8 está se mostrando bastante eficiente.

Apesar das inúmeras mudanças, a perspectiva é de que o Windows 8 alcance rápida popularidade. “Se a pessoa trabalha no Windows 7 vai conseguir trabalhar no Windows 8”, comentou Francinildo. Essa popularidade passa pela política da Microsoft de facilitar a atualização do sistema a baixo custo para quem já tem um sistema original. “Tanto essa política como o crescimento do mercado de tablet irão favorecer muito a popularização do Windows 8”, concluiu o coordenador do MIC Pernambuco.

Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.