Brasil faz 3 a 0 na França, encerra jejuns e ganha moral para as Confederações

PORTO ALEGRE – A menos de uma semana de estrear na Copa das Confederações, o Brasil encerrou, de uma só vez, dois longos e incômodos jejuns. Graças a gols de Oscar, Hernanes e Lucas, a seleção pôs fim, neste domingo, a uma sequência de 21 anos sem vencer a França, sua algoz em duas das últimas quatro Copas do Mundo. O placar de 3 a 0 na Arena Grêmio, com dois gols no finalzinho, também configura a primeira vitória do Brasil contra um rival campeão do mundo em três anos e meio.

O último triunfo contra um adversário de expressão datava de novembro de 2009, quando o Brasil venceu a Inglaterra. Depois disso, com seu time principal, a seleção perdeu de Argentina (duas vezes), Holanda, França, Alemanha e Inglaterra e também empatou com Portugal, Holanda, Itália e Inglaterra.

O resultado deste domingo dá moral à seleção que estreia na Copa das Confederações, sábado que vem, contra o Japão, em Brasília. Mas a atuação não convenceu. Pouco depois do primeiro gol – de Oscar, aos 8 minutos -, Felipão deixou a equipe com três volantes. A equipe não rendeu tão bem, mas chegou ao segundo gol com Hernanes.

O jogador da Lazio passou a fazer a função de terceiro homem de meio-campo e marcou aos 39 minutos. Com o gol, encerrou de vez um ciclo ruim na seleção. Depois de ter sido expulso contra a França, em 2011, ele ficou sem chances com Mano Menezes. Recuperado por Felipão, mostrou que tem vaga no time titular.

Lucas foi outro a brilhar. O garoto do PSG fez boa parte da jogada do segundo gol e fez o terceiro, de pênalti, honrando aqueles que pedem a entrada dele no time titular.

O JOGO
A partida teve tudo para começar com o Brasil na frente desde o 29º segundo de bola rolando. Foi quando Lloris recebeu bola recuada, errou no domínio, tirou de Hulk, carregou demais e acabou perdendo para Neymar. O craque tinha o gol aberto, mas não quis chutar de esquerda. Abusou do preciosismo e perdeu aquela que seria a melhor chance do Brasil em todo o primeiro tempo.

Um minuto depois Fred ainda completaria um cruzamento de Daniel Alves para fora, indicando que a seleção poderia empolgar a torcida. Mas a irritação desta foi nascendo e crescendo na medida em que o time de Luiz Felipe Scolari mostrava omissão no meio-campo.

Mesmo sem Ribery, a França jogava com mais objetividade que o Brasil. O time da casa tinha a posse da bola por mais tempo, mas os visitantes chegavam mais na área. Guilavogui tentou de cabeça e a bola passou raspando a trave. Payet arriscou de fora de Julio Cesar pegou.

A equipe brasileira até recompunha bem, como Felipão tanto pede, mas os volantes, com a bola nos pés, pouco faziam. Como Oscar também estava apagado, a bola chegava pouco à área francesa. A torcida, irritada, começou a ensaiar vaias já aos 38 minutos. A equipe reagiu e quase marcou. Aos 44, Marcelo chutou cruzado, Neymar tentou de carrinho, mas a bola passou pouco antes na sua frente.

O segundo tempo começou com a impressão de que o cenário não mudaria. Quando teve uma chance, Hulk chutou torto, para fora. Mas não houve nem tempo de a torcida voltar a expressar seu descontentamento. Aos 8 minutos, o Brasil abriu o placar.

O lance começou numa falta de Luiz Gustavo sobre Giroud, que o árbitro não marcou. Enquanto o francês pedia falta, a bola chegou até Fred, pela ponta esquerda. O centroavante deu uma de garçom e tocou no meio para Oscar. O meia teve a frieza para dominar, encarar o goleiro e tocar no canto para fazer 1 a 0.

Praticamente no lance seguinte, Hulk fez boa jogada e cruzou, mas Oscar não conseguiu completar para fazer o segundo. Depois de um erro grosseiro de Luiz Gustavo, a torcida pediu Fernando. O treinador atendeu, mas tirou Oscar, deixando a equipe com três volantes. Lucas entrou no lugar de Hulk na direita e Paulinho virou o armador.

Apesar da mudança defensiva, o Brasil melhorou. Numa das suas primeiras jogadas, Lucas cruzou na medida para Fred, que finalizou bem e viu Lloris fazer ótima defesa. Julio Cesar, porém, também teve que trabalhar pela primeira vez. Foi aos 14 minutos, quando David Luiz tentou cortar um cruzamento e mandou para o próprio gol. A sorte do zagueiro foi que o goleiro salvou.

Quando os dois treinadores começaram a fazer uma intensa troca de jogadores (pelo Brasil entraram Jô e Hernanes), o jogo caiu de ritmo. Mas num contra-ataque a seleção fez o segundo. Eram quatro brasileiros contra dois franceses, mas Jô errou o passe. Lucas recebeu na direita, corrigiu a jogada e cruzou nos pés de Neymar. O craque só escorou para Hernanes chutar e fazer 2 a 0.

Com a vitória garantida, Felipão fez testes. Tirou Paulinho, colocou Dante, e observou David Luiz como volante. Depois, sacou Neymar e deu uma chance a Bernard. O problema: a saída de Neymar expôs o jogador, que deixou o gramado vaiado após mais uma atuação abaixo do esperado. Bernard teve ótima chance, mas chutou fraquíssimo.

Nos acréscimos ainda deu tempo de mais um gol. Marcelo foi derrubado na área e Lucas escolhido para bater o pênalti. O garoto, responsável pelos cruzamentos nos gols de Fred (contra a Inglaterra) e Hernanes (contra a França), honrou a chance, bateu bem e fez o gol dele, o terceiro no jogo de um meia formado na base do São Paulo.

BRASIL 3 X 0 FRANÇA

BRASIL – Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo (Hernanes), Paulinho (Dante) e Oscar (Fernando); Hulk (Lucas), Neymar (Bernard) e Fred (Jô). Técnico – Luiz Felipe Scolari.

FRANÇA – Lloris; Debuchy, Rami, Sakho e Mathieu; Guilavogui, Cabaye (Gomis), Matuidi (Clément Grenier) e Valbuena (Lacazette); Benzema (Giroud) e Payet. Técnico – Didier Deschamps.

GOLS – Oscar, aos 8, e Hernanes, aos 39, e Lucas, de pênalti, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Victor H. Carrillo (Peru)

CARTÃO AMARELO – David Luiz.

RENDA – R$ 6.833.515,00.

PÚBLICO – 51.643 pagantes.

LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.