A cada dois minutos, uma mulher morre por complicações no parto ou gravidez
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A morte materna no cenário nacional e local, envolvendo gestores de Saúde Pública, profissionais da saúde, organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada, além do debate e criação de alternativas que ajudem a reduzir a mortalidade materna no Recife, fizeram parte da programação de evento em homenagem ao Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna.
Celebrada no Brasil desde 1988, de forma integrada com o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, a data comemora a saúde integral da mulher, assim como seus direitos reprodutivos, contemplando as mulheres em todas as fases da vida. A cada dois minutos, em algum lugar do mundo, uma mulher morre devido a complicações relacionadas ao parto ou à gravidez. Estima-se que cerca de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas, se houvesse atendimento adequado no pré-natal, no parto e no pós-parto.
Segundo a gerente de Atenção a Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Recife, Anvete Leal, as quatro principais causas de morte materna são a hipertensão arterial durante a gravidez, as hemorragias após o parto, as infecções e os abortos em condições perigosas. Recife está acima da média nacional. Em 2012, foram contabilizadas 18 óbitos, o dobro registrado no ano anterior.
Para ela, o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna é importante por chamar atenção para o assunto. Um momento-chave para prevenir a mortalidade materna é o pré-natal, que se for adequadamente feito vai permitir que eventuais situações de risco possam ser detectadas a tempo. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (28), no Auditório Capiba, localizado no 15º andar do prédio-sede da Prefeitura, realizado conjuntamente pelas Secretarias de Saúde e da Mulher.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário