A mulher e o mercado de trabalho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A mulher brasileira vem aumentando sua participação no mercado de trabalho no Brasil nos últimos anos. Contribui para isso o aumento da escolaridade feminina, a redução do número de filhos nas famílias e as mudanças nos padrões culturais, que estimulam as mulheres a trabalhar. Essa realidade fez crescer em 24% a inserção das mulheres no mercado de 2000 a 2010, segundo dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE.
Ainda assim, há uma divisão clara de atividades que são prioritariamente masculinas e outras femininas. Segundo dados do Censo, as mulheres permanecem mais presentes em atividades tipicamente consideradas como ocupações femininas, ligadas à educação e aos cuidados pessoais. Elas representavam 92,7% do total de trabalhadores domésticos, 74,2% dos empregados da área de saúde e serviço social e 75,8% dos de educação.
Relatório do Banco Mundial (Bird) mostra que se homens e mulheres tivessem oportunidades iguais no mercado de trabalho a economia mundial poderia crescer entre 3% e 26%. Na América Latina, esse aumento poderia chegar a 16%.
Ainda de acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, as mulheres brasileiras chegam ao mercado de trabalho com mais tempo de estudo e preparo para suas funções. Segundo o estudo, em 2010, 12,5% do total de mulheres tinham ensino superior completo. No mesmo período, 9,9% dos homens tinham concluído a graduação.
Filha, esposa, mãe, profissional. A mulher é “várias” em uma só. A característica multitarefa só contribui para seu sucesso. Demonstra em muitas situações capacidade de organização superior à dos homens e isso se deve certamente ao fato de que sempre foi mais exigida.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário