Abril terá recorde de vendas de veículos

Este será o melhor abril da história para a indústria automobilística brasileira. As vendas devem atingir cerca de 330 mil veículos novos, marcando também o melhor mês do quadrimestre. Até quinta-feira foram licenciados 281,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Como faltam três dias úteis para encerrar o mês, o recorde está confirmado.

Alguns modelos estão em falta, principalmente o recém-lançado Hyundai HB20, cuja fila de espera é de dois meses e, em algumas lojas, pode chegar a quatro meses. No segundo semestre, a empresa vai iniciar um terceiro turno de trabalho na fábrica de Piracicaba (SP).

O recorde anterior para meses de abril era o de 2011, com 289,2 mil unidades vendidas. Com a média diária de vendas em torno de 14,8 mil veículos neste mês, esse volume foi superado ontem.

No início de abril, o governo anunciou a manutenção, até dezembro, do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deveria ter subido no dia 1º. “Abril está no mesmo ritmo de vendas diárias que março, só que tem mais dias úteis, o que é positivo, considerando que o consumidor não precisa correr para aproveitar o benefício do IPI”, diz o executivo de uma das maiores montadoras.

Só em automóveis e comerciais leves, segmento beneficiado pelo IPI menor, foram vendidos até quinta-feira 267 mil unidades, alta de 28,5% em relação a igual período de abril de 2012 e 1,9% maior que em março passado. No acumulado do ano, as vendas totais (com caminhões e ônibus) somam 1,111 milhão de unidades, ante 1,037 milhão em igual intervalo de 2012.

“Significa que a indústria continua num patamar de crescimento anual de 5% e pode fechar o ano com volume um pouquinho acima de 3,9 milhões de unidades”, afirma o executivo. Em 2012, as vendas somaram 3,8 milhões de veículos.

Fila. Pelos dados preliminares de abril, obtidos com fontes do mercado, o Volkswagen Gol segue como o carro mais vendido no País, com 18,6 mil unidades até quinta-feira. Na sequência estão Fiat Uno (14,8 mil), Fiat Palio (13,8 mil), Hyundai HB20 (10,6 mil) e VW Fox (10,4 mil).

Concessionários da Hyundai pedem cerca de dois meses para a entrega do HB20. “Versões mais completas, principalmente com câmbio automático são as mais difíceis de encontrar”, confirma Lealdo Belotto, da revenda Max, de São Paulo.

Os mais procurados, e portanto menos disponíveis, são as versões Confort Plus 1.0, informa Carlos Oka, gerente da Grand Sport. Há relatos de consumidores que foram informados de espera de até quatro meses em revendas do Grupo Caoa, maior distribuidor da marca.

Outro lançamento recente, o Chevrolet Onix, tem espera de 30 a 40 dias. As vendas do modelo foram suspensas por alguns dias em razão de falha detectada em uma peça que afeta a medição do nível do combustível.

A empresa levou 50 funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP) para Gravataí (RS) para ajudar a solucionar o problema, segundo fontes. A empresa informou apenas que teve problemas de abastecimento de alguns componentes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.