Acordo prevê que cerveja poderá ter leite, mel e ervas na composição em 2015

aUma das bebidas consideradas paixão nacional, a cerveja, poderá ter sua fórmula repaginada. Ontem, representantes do governo e produtores da bebida chegaram a um acordo antes do previsto sobre a nova fórmula do produto. No encontro, ficou decidido que insumo de origem animal (leite e mel) e vegetal (frutas, ervas e flores) podem ser utilizados no processo de fabricação da cerveja. As novas receitas devem estar no mercado a partir de 2015, de acordo com o governo.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou, incialmente, que a maior parte dos pedidos dos cervejeiros foi atendida. No entanto, a pasta confirmou que não houve acordo quanto ao pedido de parte do setor privado de redução do percentual de cevada maltada, que cairia  de 55% para 50%. Isso permitiria acrescentar uma quantidade maior de cereais baratos, como milho e arroz.

Marlos Vicenzi, chefe da divisão de bebidas do ministério, afirmou que algumas empresas estão reivindicando essa redução para diminuir o custo da matéria-prima. “A gente não vê justificativa para a necessidade. O texto vai ser encaminhado [para consulta pública] com esse teor, mas a gente sabe que algumas empresas vão solicitar a diminuição [da cevada maltada]. Só será aceito se houver justificativa técnica muito robusta.”

O ministério também destacou que ficou acertado que o texto da instrução normativa deve prever a possibilidade de envelhecimento da cerveja em recipientes de madeira, a exemplo do que é feito com o vinho e outras bebidas. O lúpulo, item obrigatório na receita atual da cerveja, poderá ser substituído por ervas aromáticas no caso de algumas variedades da bebida.

Quanto à cerveja sem álcool, porém, nada ficou definido. O Ministério da Agricultura ainda precisa reunir-se com a pasta da Justiça para discutir este ponto. Para efeitos legais, hoje é considerada sem álcool a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico. Órgãos de defesa do consumidor, no entanto, defendem que a bebida deveria ser completamente livre do aditivo.

A questão precisa entrar na instrução normativa e, por isso, a publicação do texto com as novas normas só ocorrerá após acordo sobre este tema. Uma portaria submetendo o documento a uma consulta pública será publicada, ainda, no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos meses. Será o último passo para o debate da questão no Brasil. Depois, a discussão passa a ocorrer no Mercosul, que também precisa aprovar as modificações das novas fórmulas da cerveja brasileira. A cerveja é um dos produtos cujos padrões de qualidade e identidade são harmonizados entre os países do bloco econômico.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.