Açúcar ou mel: como adoçar os alimentos dos bebês?

53461a1e15e65b6bbe1a744ef66660e7.jpgApós um longo período alimentando-se apenas de leite materno ou fórmula artificial, o bebê passa por uma grande mudança na alimentação, quando são incorporados em seu cardápio as papinhas e sucos. Algumas frutas são naturalmente doces, outras, porém, são ácidas e azedas. O NE10 conversou com profissionais da área para saber a melhor maneira de adoçar o alimento dos bebês. Os sucos devem ser adoçados com o mínimo de açúcar possível e quando realmente necessário. Já o mel não deve ser consumido antes de um ano de idade.

A introdução de alimentos à dieta das crianças pequenas deve ser gradual, tanto as frutas como os sucos e papinhas, “oferecendo um alimento por vez para testar a aceitação da criança e observar a reação do organismo dela àquele alimento”, esclarece a nutricionista, Silvana Frade Galvão. Sucos de laranja mimo, melancia, maçã e melão, normalmente, são os primeiros a serem oferecidos, assim como banana amassada ou maçã e pera raspadinhas. “Frutas mais ácidas e alergênicas devem ser iniciadas mais tardiamente. Limão, kiwi, abacate e morango, aos 12 meses”, explica a médica endocrinologista pediatra do Imip, Ana Carla Neves.

Os alimentos devem ser adoçados quando for realmente necessário, caso a criança rejeite o suco de determinadas frutas mais ácidas, como acerola, laranja pera, limão ou caju. Ainda assim, deve-se usar o mínimo de açúcar possível. “Quando necessitar de açúcar pode utilizar o da cana”, aconselha a pediatra. A nutricionista acrescenta que o mel de abelha deve ser evitado até os 12 meses e o adoçante não deve ser utilizado.

O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

Apesar de rico em nutrientes, o mel de abelha não é indicado para bebês menores de um ano, pois pode conter a bactéria Clostridium botulinium, causadora do botulismo, que é resistente ao processamento industrial. Antes de 12 meses, a criança não apresenta a imunidade para microrganismos patogênicos como este. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de um ano de idade.

DICAS
– Oferecer uma fruta por vez
– Evitar misturar com o leite
– Se necessário, adoçar com açúcar
– Não utilizar mel de abelha
– Amassar ou raspar as frutas, não usar liquidificador
– Evitar misturar as frutas para observar alguma intolerância ou alergia
– Se a criança não aceitar na 1ª tentativa, tentar novamente dias depois
– Não forçar a criança a comer

Enquanto algumas crianças têm boa aceitação aos novos sabores e à nova forma de alimentar-se (copinho, colher ou mamadeira), muitas simplesmente não aceitam a novidade. Para tornar a hora da refeição um momento prazeroso e cheio de descobertas, é importante que os pais tenham paciência  para alimentar o filho no ritmo dele e criatividade para oferecer alimentos nutritivos e variados.

PREJUÍZOS – O açúcar deve ser evitado para os bebês, pois a curto prazo pode prejudicar a dentição, provocando cáries, principalmente se a boca não for higienizada corretamente. Em excesso e a longo prazo, o açúcar favorece a obesidade e a diabetes (caso haja histórico familiar). Os adultos devem evitar oferecer doces, chocolates, balas e refrigerantes às crianças, estimulando-lhes uma alimentação mais saudável à base de frutas e legumes.

CUIDADOS COM A PREPARAÇÃO – A preparação dos sucos deve ser seguida de alguns cuidados: selecionar as melhores frutas, lavar cada item em água corrente, secar com um pano de prato limpo, raspar ou descascar com utensílios limpos e esterilizados: faca, colher, copo, peneira, coador, jarra. Esse cuidado deve ser tomado até a criança completar um ano de vida.

LEITE MATERNO – A pediatra Ana Carla Neves alerta que o bebê deve permanecer em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, só a partir de então deve iniciar o consumo de frutas e sucos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. “É importante ressaltar que os menores de seis meses que não estiverem em aleitamento materno exclusivo devem utilizar o leite modificado específico para sua faixa etária e nunca o leite de vaca até o primeiro ano de vida completo”, acrescenta.

Apesar de a maioria dos pediatras defenderem que apenas a partir dos seis meses a criança deve ingerir novos alimentos, já a partir dos quatro, o bebê passa a deglutir de forma a ser possível a ingestão de alimentos mais sólidos, e é nesta fase que a criança está apta a experimentar novos sabores e texturas.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.